Relações tecnológicas imbricadas no contexto educacional da dança
Palavras-chave:
Dança, Contexto-educacional, TIC’S, Covid-19Resumo
A pandemia da Covid-19 exigiu da educação novos formatos educacionais, que modificaram o ensino da dança e as relações estabelecidas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), se tornaram recursos didáticos imprescindíveis para a aproximação de pessoas, pois o distanciamento físico é necessário. O objetivo geral compreender que impactos a pandemia causou no ensino da dança. E como específico analisar de que maneira se estruturam as aulas de dança nas escolas em meio à pandemia. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa e bibliográfica e com os estudos de Garcia, Norte e Messias (2012); BNCC (BRASIL, 2018) e Silva et al (2021). Os resultados apontaram que o ensino da dança em tempos de pandemia, têm o distanciamento como uma prevenção, de um lado teve que se reinventar diante das dificuldades de adaptação, e de outro, a possibilidade de uso das TICs como uma aliada a promover a aproximação.
Downloads
Referências
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
FRAGELLI, Márcia Cristina. A realidade do ensino durante a pandemia: fruto e reflexo de um contexto anunciado. E-book: Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Campina Grande: realize, v.3, p. 265-283, 2021. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74273.htm. Acesso em: 11 maio 2021.
GARCIA, Daniela Nogueira de Moraes; NORTE, Mariângela Braga; MESSIAS, Rozana Aparecida Lopes. Tecnologias de Informação e Comunicação: TICs Aplicadas a LE. Cursos de Especialização para o quadro do Magistério da SEESP-Ensino Fundamental II e Ensino Médio - Módulo-III. São Paulo: UNESP, 2012.
SCARINGI, Vanessa Cristina et al. Arte em tempos de pandemia: reflexões acerca do ensino e da aprendizagem da dança em ambiente virtual. E-book: Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Campina Grande: Realize, v. 3, p. 424-441, 2021. Disponível em: http://www.editorarealize.
com.br/artigo/visualizar/74371. Acesso em: 11 maio 2021.
SILVA, Maria José Sousa da et al. Educação e ensino remoto em tempos de pandemia: desafios e desencontros. E-book: Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Campina Grande: Realize, v.3, p. 827-841, 2021. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/
visualizar/74287.htm. Acesso em: 11 maio 2021.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. UNIDADE 2 – A PESQUISA CIENTÍFICA. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: EUFRGS, 2009, p.31-42.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Neiva Daiane Cordeiro Gomes, Paulo César Rodrigues Araújo Filho, Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.