Relações tecnológicas imbricadas no contexto educacional da dança
Palavras-chave:
Dança, Contexto-educacional, TIC’S, Covid-19Resumo
A pandemia da Covid-19 exigiu da educação novos formatos educacionais, que modificaram o ensino da dança e as relações estabelecidas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), se tornaram recursos didáticos imprescindíveis para a aproximação de pessoas, pois o distanciamento físico é necessário. O objetivo geral compreender que impactos a pandemia causou no ensino da dança. E como específico analisar de que maneira se estruturam as aulas de dança nas escolas em meio à pandemia. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa e bibliográfica e com os estudos de Garcia, Norte e Messias (2012); BNCC (BRASIL, 2018) e Silva et al (2021). Os resultados apontaram que o ensino da dança em tempos de pandemia, têm o distanciamento como uma prevenção, de um lado teve que se reinventar diante das dificuldades de adaptação, e de outro, a possibilidade de uso das TICs como uma aliada a promover a aproximação.
Downloads
Referências
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
FRAGELLI, Márcia Cristina. A realidade do ensino durante a pandemia: fruto e reflexo de um contexto anunciado. E-book: Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Campina Grande: realize, v.3, p. 265-283, 2021. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74273.htm. Acesso em: 11 maio 2021.
GARCIA, Daniela Nogueira de Moraes; NORTE, Mariângela Braga; MESSIAS, Rozana Aparecida Lopes. Tecnologias de Informação e Comunicação: TICs Aplicadas a LE. Cursos de Especialização para o quadro do Magistério da SEESP-Ensino Fundamental II e Ensino Médio - Módulo-III. São Paulo: UNESP, 2012.
SCARINGI, Vanessa Cristina et al. Arte em tempos de pandemia: reflexões acerca do ensino e da aprendizagem da dança em ambiente virtual. E-book: Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Campina Grande: Realize, v. 3, p. 424-441, 2021. Disponível em: http://www.editorarealize.
com.br/artigo/visualizar/74371. Acesso em: 11 maio 2021.
SILVA, Maria José Sousa da et al. Educação e ensino remoto em tempos de pandemia: desafios e desencontros. E-book: Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Campina Grande: Realize, v.3, p. 827-841, 2021. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/
visualizar/74287.htm. Acesso em: 11 maio 2021.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. UNIDADE 2 – A PESQUISA CIENTÍFICA. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: EUFRGS, 2009, p.31-42.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Neiva Daiane Cordeiro Gomes, Paulo César Rodrigues Araújo Filho, Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.