Relações tecnológicas imbricadas no contexto educacional da dança

Autores

Palavras-chave:

Dança, Contexto-educacional, TIC’S, Covid-19

Resumo

A pandemia da Covid-19 exigiu da educação novos formatos educacionais, que modificaram o ensino da dança e as relações estabelecidas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), se tornaram recursos didáticos imprescindíveis para a aproximação de pessoas, pois o distanciamento físico é necessário. O objetivo geral compreender que impactos a pandemia causou no ensino da dança. E como específico analisar de que maneira se estruturam as aulas de dança nas escolas em meio à pandemia. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa e bibliográfica e com os estudos de Garcia, Norte e Messias (2012); BNCC (BRASIL, 2018) e Silva et al (2021). Os resultados apontaram que o ensino da dança em tempos de pandemia, têm o distanciamento como uma prevenção, de um lado teve que se reinventar diante das dificuldades de adaptação, e de outro, a possibilidade de uso das TICs como uma aliada a promover a aproximação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neiva Daiane Cordeiro Gomes, Universidade Estadual do Vale do Acaraú-UVA

Universidade Estadual do Vale do Acaraú-UVA; Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI/UECE. Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú-UVA, cursando a licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Itapipoca-FACEDI/UECE, atualmente se encontra como bolsista no Programa Educação Tutorial-PET/UECE.

Paulo César Rodrigues Araújo Filho, Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI/UECE.

Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI/UECE. Acadêmico do curso de licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Itapipoca-FACEDI/UECE, tendo experiência como bolsista de Iniciação artística e extensão, fez parte do Núcleo de Artes Cênicas – NACE da FACEDI.

Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará – UECE. Pós-Doutora em Educação; Doutora em Educação Docente da UECE e pesquisadora do grupo Práticas Educativas, Memórias e Oralidade (CNPq); atuando nos temas: Políticas Públicas e Gestão; História e Memória da Educação, Formação docente, Estágio e Educação Infantil.

Referências

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

FRAGELLI, Márcia Cristina. A realidade do ensino durante a pandemia: fruto e reflexo de um contexto anunciado. E-book: Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Campina Grande: realize, v.3, p. 265-283, 2021. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74273.htm. Acesso em: 11 maio 2021.

GARCIA, Daniela Nogueira de Moraes; NORTE, Mariângela Braga; MESSIAS, Rozana Aparecida Lopes. Tecnologias de Informação e Comunicação: TICs Aplicadas a LE. Cursos de Especialização para o quadro do Magistério da SEESP-Ensino Fundamental II e Ensino Médio - Módulo-III. São Paulo: UNESP, 2012.

SCARINGI, Vanessa Cristina et al. Arte em tempos de pandemia: reflexões acerca do ensino e da aprendizagem da dança em ambiente virtual. E-book: Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Campina Grande: Realize, v. 3, p. 424-441, 2021. Disponível em: http://www.editorarealize.

com.br/artigo/visualizar/74371. Acesso em: 11 maio 2021.

SILVA, Maria José Sousa da et al. Educação e ensino remoto em tempos de pandemia: desafios e desencontros. E-book: Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Campina Grande: Realize, v.3, p. 827-841, 2021. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/

visualizar/74287.htm. Acesso em: 11 maio 2021.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. UNIDADE 2 – A PESQUISA CIENTÍFICA. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: EUFRGS, 2009, p.31-42.

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Gomes, N. D. C., Araújo Filho, P. C. R. ., & Araújo, H. de L. M. R. . (2021). Relações tecnológicas imbricadas no contexto educacional da dança. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6622