Sobre a Revista

A revista “Ensino em Perspectivas” (EnPe) é um periódico do campo de Ensino na interface com a educação, chancelado pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE) e editado  interistitucionalmente por docentes de quatro Universidades: Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Roraima, Instituto de Ibero América da Universidade de Salamanca e Universidade Estadual do Ceará.

O seu objetivo é publicar artigos científicos e relatos de experiência, oriundos de resultados de pesquisa acadêmica, que tragam discussões sobre teorias e práticas de ensino, no âmbito nacional e internacional, que colaborem com a ampliação do conhecimento. Ademais, a EnPe publicou Resumos expandidos até o volume 3 número 1 de 2022. Desse modo, a partir do volume 4 número 1 de 2023 passou a publicar somente Artigos e Relatos de experiência.

O periódico possui caracter formativo, ou seja, preza pela formação de jovens editrores e novos pesquisadores, adotando avaliação aberta para troca conhecimentos.  

O público-alvo a que se destina a Ensino em Perspectivas são pesquisadores da área de ensino e da educação, professores e alunos da educação básica e superior e demais profissionais interessados nos referidos temas.

Ensino em Perspectivas é editada em português, em versão on line, e recebe submissões, em fluxo contínuo, no idioma português, inglês e espanhol.

A revista não estabelece grau mínimo de titulação para autores interessados na submissão de manuscritos, no entanto, aconselha que sejam orientados por mestres e/ou doutores. O número máximo de autores são seis e não se publica mais de dois textos de um autor por número.

 

Processo e critérios de Avaliação dos Artigos e Arbitragem

Os artigos e relatos de experiência serão apreciados inicialmente pela Comissão Editorial, que realiza uma triagem inicial averiguando adequção às normas e ao foco e escopo, especialmente no que concerne ao uso do template. Os textos que estiverem de acordo com as normas e foco da revista Ensino em Perspectivas serão encaminhados  para pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, preferencialmente doutores,  pareceristas ad hoc, em função da competência no tema/assunto da submissão, garantindo-se o processo de avaliação aberta por pares. Nessa ocasião, os pareceristas irão declarar a inexistência de conflito de interesse e a disponibilidade ou não para realizar a avaliação; no caso de declínio outro avalidor é adicionado para o exercício da tarefa avaliativa.

Para o aceite final do manuscrito será necessário a aprovação, que pode se dar de maneira direta ou com sugestão de alterações.  

Após essa fase do processo de avaliação, os autores serão notificados com o recebimento dos pareceres emitido. Os textos aprovados sem ressalvas serão diretamente enviados para o Conselho Editorial Científico, que poderá solicitar ajustes para qualificar a conteúdo da publicação ou encaminhar para editoração sem observaçãoes. Caso o texto dependa de modificações, as alterações propostas serão enviadas aos autores, que decidirão se concordam em empreendê-las para dar continuidade ao processo de avaliação ou não, de acordo com as sugestões dos pareceristas ad hoc, no prazo definido pelo editor. No caso de discordância nas recomendações obrigatórias, a submissão é arquivada. No caso de aceite das recomendaçãoes, as modificações introduzidas no texto deverão ser grifadas para efeito de verificação pelo editor, que realiza a conferência do atendimento ou não das alterações solicitadas, decidindo de maneira final pela publicação ou não do manuscrito.

A responsabilidade legal pela correção linguística, normalização e tradução idiomática do título, resumo e palavras-chave são de responsabilidade do(s) autor(es).

Importa salientar que como a avaliação dos textos submetidos será realizada abertamente, revelando a identidade de autores e avaliadores. A Ensino em Perspectivas solicita que os autores já incluam seus dados pessoais no arquivo do manuscrito.

O tempo para avaliação das submissões será de até 4 (quatro) meses.

 

Periodicidade

Ensino em Perspectivas iniciou no ano de 2020 com periodicidade semestral, e a partir do ano de 2021, adotou a periodicidade quadrimestral. Já para o ano de 2022 o periódico adotará um volume único com publicação em fluxo contínuo. Ou seja, a medida em que os manuscritos vão sendo aprovados, eles são publicadados; não havendo o represamento de manuscritos aprovados. Tal adoção de peridicidade deu-se devido a grande procura pelo periódico nos anos anteriores.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso aberto e livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

 

Política de Privacidade

Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos.

A revista Ensino em Perspectivas solicita ao autor que a republicação integral dos manuscritos seja realizada apenas após três anos da sua veiculação na Ensino em Perspectivas, e fazendo referência  ao endereço eletrônico em que primeiramente foi veiculado.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. No entanto, os dados inseridos no arquivo do texto serão disponibilizados publicamente.

Licença Creative Commons
Ensino em Perspectivas da Universidade Estadual do Ceará está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Política de Preservação Digital

LOCKSSOs arquivos dos manuscritos da Ensino em Perspectivas são preservados mediante armazenamento no sistema sistema LOCKSS. Também há o armazenamento no servidor da Universidade Estadual do Ceará, além da preservação em HD externo no Programa de Pós-Graduação em Educação. Além disso, os arquivos são preservados pela REDE BRASILEIRA DE SERVIÇOS DE PRESERVAÇÃO DIGITAL - CARINIANA.

 

Protocolo de interoperabilidade

A Revista Ensino em Perspectivas está hospedada na plataforma OJS/PKP e utiliza o protocolo de interoperabilidade Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting - OAI-PMH,. 

 

Histórico do periódico

A Ensino em Perspectivas foi criada no ano de 2020, mediante a articulação entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR), que buscavam ampliar a rede de relações e trocas de saberes e experiências com outros professores universitários e da educação básica, alunos da pós-graduação e graduação e demais professores interessados no campo do ensino.

 

Fomento

A Ensino em Perspectivas é apoiada pela EdUECE, pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de Roraima, pelo grupo de pesquisa HISTEDBR da Paraíba e pelo Instituto de Ibero América da Universidade de Salamanca, que prezam pela disseminação gratuita do conhecimento com acesso livre aos leitores. Fomenta-se a disseminação científica em acesso aberto, sem custo aos leitores e aos autores.

 

APCs (Taxa de processamento de manuscritos) e Taxa de submissão 

A Ensino em Perspectivas não cobra aos autores ou leitores qualquer tipo de taxa para submissão, avaliação, editoração do texto ou publicação.

  

Política contra plágio e más condutas

A Ensino em Perspectivas procede em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos. Logo, todos os textos são inspecionados em programa antiplágio.

Por critérios de ética em pesquisa, todos os manuscritos serão submetidos ao programa antiplágio Copy Spider (https://copyspider.com.br/main/pt-br/download).

Sugerimos que os autores:

  1. Visitem o website do COPE (http://publicationethics.org), que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;
  2. No caso de pesquisas envolvendo seres humanos, que seja encaminhado, em documento suplementar, os Termos de Consentimento Livre e Esclarecidos (TCLE), correspondentes aos sujeitos da pesquisa ou o parecer de aprovação do comitê de ética;
  3. Busquem assegurar que os manuscritos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações sejam referenciadas de maneira explícita; na redação de manuscritos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados; todos os autores devem atender aos critérios de autoria inédita do manuscritos e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores.

Em caso de erratas e retratações elas serão publicadas de acordo com o Guia para o registro e publicação de Errata do SciELO.

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