Um olhar da escrita desenvolvida pelas crianças no ensino fundamental
Palavras-chave:
Escrita, Práticas pedagógicas, Ludicidade, AlfabetizaçãoResumo
O ato de escrever é extremamente importante para a construção de uma alfabetização significativa. Este artigo tem como objetivo contextualizar historicamente o desenvolvimento da escrita, além de expor práticas pedagógicas realizadas em uma turma do Ensino Fundamental. O estudo realizado é de cunho bibliográfico e de campo, pois foram utilizados diversos artigos que contribuíram para a produção do contexto histórico da escrita, a pesquisa de campo se deu nas observações realizadas na turma escolhida, além de uma produção feita pelos estudantes que tinha como tema o sonho que cada um possui. Foi possível analisar a forma que alunos se expressam, buscando alternativas de trabalho mais lúdicas.
Downloads
Referências
CALKINS, Lucy McCormick. A arte de ensinar a escrever. Trad. de Deise Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. 376p.
LIMA, Adriana Flávia Santos de Oliveira. Pré-Escola e Alfabetização: Uma proposta baseada em P. Freire e J. Piaget. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1986. 227p.
OLIVEIRA, A. I. B. de .; OLIVEIRA, S. M. S. de . Experiência de ensino de leitura por meio de jornal escolar. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5706. Acesso em: 3 ago. 2021.
POLIDO, Olga; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza. A origem da pré-história da escrita infantil. Programa de Desenvolvimento Educacional. Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Secretaria de Estado da Educação, 2008. p 1-5. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1469-6.pdf. Acesso em: 23 jun. 2020.
SANTOS, L. S. dos. O que a escuta das crianças revela sobre os currículos praticados na Educação Infantil?. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5119. Acesso em: 3 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Francisco Lucas Venuto Vasconcelos, Antônia Silva Araújo, Maria Orilene Portela de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.