Um olhar da escrita desenvolvida pelas crianças no ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Escrita, Práticas pedagógicas, Ludicidade, Alfabetização

Resumo

O ato de escrever é extremamente importante para a construção de uma alfabetização significativa. Este artigo tem como objetivo contextualizar historicamente o desenvolvimento da escrita, além de expor práticas pedagógicas realizadas em uma turma do Ensino Fundamental. O estudo realizado é de cunho bibliográfico e de campo, pois foram utilizados diversos artigos que contribuíram para a produção do contexto histórico da escrita, a pesquisa de campo se deu nas observações realizadas na turma escolhida, além de uma produção feita pelos estudantes que tinha como tema o sonho que cada um possui. Foi possível analisar a forma que alunos se expressam, buscando alternativas de trabalho mais lúdicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Lucas Venuto Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Acadêmico do Curso de Pedagogia, atualmente no 8º semestre, formação em andamento, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Município de Sobral.

Antônia Silva Araújo, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Acadêmica do Curso de Pedagogia, atualmente no 8º semestre, formação em andamento, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Município de Sobral.

Maria Orilene Portela de Carvalho, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Acadêmica do Curso de Pedagogia, atualmente no 8º semestre, formação em andamento, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Município de Sobral. Atualmente bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia.

Referências

CALKINS, Lucy McCormick. A arte de ensinar a escrever. Trad. de Deise Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. 376p.

LIMA, Adriana Flávia Santos de Oliveira. Pré-Escola e Alfabetização: Uma proposta baseada em P. Freire e J. Piaget. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1986. 227p.

OLIVEIRA, A. I. B. de .; OLIVEIRA, S. M. S. de . Experiência de ensino de leitura por meio de jornal escolar. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5706. Acesso em: 3 ago. 2021.

POLIDO, Olga; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza. A origem da pré-história da escrita infantil. Programa de Desenvolvimento Educacional. Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Secretaria de Estado da Educação, 2008. p 1-5. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1469-6.pdf. Acesso em: 23 jun. 2020.

SANTOS, L. S. dos. O que a escuta das crianças revela sobre os currículos praticados na Educação Infantil?. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5119. Acesso em: 3 ago. 2021.

Publicado

2021-08-04

Como Citar

Vasconcelos, F. L. V. ., Araújo, A. S. ., & Carvalho, M. O. P. de . (2021). Um olhar da escrita desenvolvida pelas crianças no ensino fundamental. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–6. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6285

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)