Qr Code como recurso pedagógico no livro didático de História
Palavras-chave:
Livro Didático, PNLD, Tecnologias Digitais, Qr CodeResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar a inserção da hipermídia QR Code no Livro Didático de História (LDH) e no Manual do Professor (MP) da coleção História-Escola e Democracia (CAMPOS; CLARO; DOLHNIKOFF, 2018) aprovada no PNLD 2020. Dialogamos com Choppin (2004) Moran (2009), dentro outros autores que pesquisam sobre o Livro Didático, além de analisar documentos, como o Edital do PNLD 2020 e o Guia de escolha do livro didático do PNLD 2020. Observamos assim, a importância da apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s) como o Quick Response Code (QR Code) para uso pedagógico, sobretudo no livro didático, pois estes podem possibilitar aulas mais interativas e atrativas, permitindo que os estudantes sejam protagonistas de sua aprendizagem.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011. Capítulo 3. pp. 27-37.
CAMPOS, Flávio de; CLARO, Regina; DOLHNIKOFF, Miriam. História - Escola e Democracia. Vol. 02. São Paulo: Editora Moderna, 2018.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004
CORTEZ, Luiz Cláudio dos Santos. Uso pedagógico do qr code em sala de aula. UEL - Londrina – 21 a 24 de maio de 2019.
DENSO WAVE. QRcode. Disponível em: http://www.qrcode.com/en/.
Acesso em: 12 jun. 2020.
FREITAS, I. P. T. D. de; PEREIRA, N. C. N. Ensino de História: o uso das tecnologias digitais no desenvolvimento da aprendizagem histórica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4947. Acesso em: 5 ago. 2021.
LUCA, Tania Regina de. O debate em torno dos livros didáticos de História (Texto complementar). Objetos Educacionais Unesp. São Paulo, 28-Mai-2012.
MARTINS, Lilian Cassia Bacich. As tecnologias digitais e seu papel transformador nas ações de ensino e aprendizagem. Inovação na Educação. Out, 2018. Disponível em: https://lilianbacich.com/2018/10/10/as-tecnologias-digitais-e-seu-papel-transformador-nas-acoes-de-ensino-e-aprendizagem/. Acesso em: 20 jul. 2021.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2009.
PRENSKY, M.; Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October (2001a). Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 30 jun 2021.
RIBAS; Ana Carolina et al. O uso do aplicativo QR Code como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Ensaios Pedagógicos, v.7, n.2, 2017.
SILVA, Isaíde Bandeira da. O Livro Didático de História no Cotidiano Escolar. Curitiba: Appris, 2014.
SOUZA , M. E. L. de; MARTINS, O. A. da S. .; DUARTE, M. N. M. Conectivismo e os desafios da formação docente na era digital. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 3, p. e335592, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5592. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5592. Acesso em: 4 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Koelyne Barbosa Santana, Isaíde bandeira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.