Qr Code como recurso pedagógico no livro didático de História

Autores

Palavras-chave:

Livro Didático, PNLD, Tecnologias Digitais, Qr Code

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a inserção da hipermídia QR Code no Livro Didático de História (LDH) e no Manual do Professor (MP) da coleção História-Escola e Democracia (CAMPOS; CLARO; DOLHNIKOFF, 2018) aprovada no PNLD 2020. Dialogamos com Choppin (2004) Moran (2009), dentro outros autores que pesquisam sobre o Livro Didático, além de analisar documentos, como o Edital do PNLD 2020 e o Guia de escolha do livro didático do PNLD 2020. Observamos assim, a importância da apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s) como o Quick Response Code (QR Code) para uso pedagógico, sobretudo no livro didático, pois estes podem possibilitar aulas mais interativas e atrativas, permitindo que os estudantes sejam protagonistas de sua aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Koelyne Barbosa Santana, Universidade Estadual do Ceará/UECE

Mestranda no programa de pós-graduação Interdisciplinar em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Pós-Graduada em História do Brasil pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Pós-graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Kurios (FAK).

Isaíde Bandeira da Silva , Universidade Estadual do Ceará/UECE

Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011. Capítulo 3. pp. 27-37.

CAMPOS, Flávio de; CLARO, Regina; DOLHNIKOFF, Miriam. História - Escola e Democracia. Vol. 02. São Paulo: Editora Moderna, 2018.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004

CORTEZ, Luiz Cláudio dos Santos. Uso pedagógico do qr code em sala de aula. UEL - Londrina – 21 a 24 de maio de 2019.

DENSO WAVE. QRcode. Disponível em: http://www.qrcode.com/en/.

Acesso em: 12 jun. 2020.

FREITAS, I. P. T. D. de; PEREIRA, N. C. N. Ensino de História: o uso das tecnologias digitais no desenvolvimento da aprendizagem histórica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4947. Acesso em: 5 ago. 2021.

LUCA, Tania Regina de. O debate em torno dos livros didáticos de História (Texto complementar). Objetos Educacionais Unesp. São Paulo, 28-Mai-2012.

MARTINS, Lilian Cassia Bacich. As tecnologias digitais e seu papel transformador nas ações de ensino e aprendizagem. Inovação na Educação. Out, 2018. Disponível em: https://lilianbacich.com/2018/10/10/as-tecnologias-digitais-e-seu-papel-transformador-nas-acoes-de-ensino-e-aprendizagem/. Acesso em: 20 jul. 2021.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2009.

PRENSKY, M.; Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October (2001a). Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 30 jun 2021.

RIBAS; Ana Carolina et al. O uso do aplicativo QR Code como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Ensaios Pedagógicos, v.7, n.2, 2017.

SILVA, Isaíde Bandeira da. O Livro Didático de História no Cotidiano Escolar. Curitiba: Appris, 2014.

SOUZA , M. E. L. de; MARTINS, O. A. da S. .; DUARTE, M. N. M. Conectivismo e os desafios da formação docente na era digital. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 3, p. e335592, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5592. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5592. Acesso em: 4 ago. 2021.

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Santana, K. B. ., & Silva , I. B. da. (2021). Qr Code como recurso pedagógico no livro didático de História. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6548