Apresentação do volume 2, número 2, 2021

Autores

Palavras-chave:

Apresentação, Volume 2 número 2, Ensino em Perspectivas

Resumo

A Ensino em Perspectivas (EnPe) é uma revista acadêmico/científica do campo do Ensino e chancelada pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE). O periódico tem como escopo publicar artigos científicos, relatos de experiência e resumos que discutam sobre práticas e teorias de ensino em contextos nacional e internacional, e que subsidiem a disseminação do conhecimento. Na segunda edição do ano de 2021 (v.2, n. 2) a EnPe publicou trinta e um (31) artigos, 7 (sete) relatos de experiência e  o primeiro dossiê publicado nesse volume com o título “Práticas curriculares, didáticas e inovações no contexto da educação básica e do ensino superior" com 11 artigos. A revista EnPe estima pela disseminação gratuita do conhecimento ofertando acesso livre aos seus leitores. Desse modo, convidamos à leitura dos artigos e relatos de experiência, com votos de deleite!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Integrante do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/UECE).

Referências

ARAÚJO, C. G.; REBOLO, F. Quando a Arte é a base para uma Educação Inovadora: um estudo de caso. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4779. Acesso em: 19 jul. 2021.

ARAÚJO, M. C. M. de .; CORDEIRO, E. de C. . A proposta de redesenho curricular nas premissas do programa PNEM. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5699. Acesso em: 19 jul. 2021.

AUGUSTO, S. S. .; ANDRADE, L. A. de; BENTO, N. M. da S. Tecido acrobático a partir de um projeto de extensão: reflexão na educação física. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4924. Acesso em: 19 jul. 2021.

BANDEIRA, G. M. da S. Diálogo entre Família e Escola: necessidade ou entrave?. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5306. Acesso em: 19 jul. 2021.

BARBOSA, A. K. G. .; BEZERRA, T. M. C. Educação Inclusiva: reflexões sobre a escola e a formação docente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5871. Acesso em: 19 jul. 2021.

BARROS, C. C. A.; SOUZA, A. da S.; DUTRA, F. D.; GUSMÃO, R. S. C.; CARDOSO, B. L. C. Precarização do Trabalho Docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–23, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4975. Acesso em: 19 jul. 2021.

BATISTA, C. I. C. Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território: Etapa de Sensibilização. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5688. Acesso em: 19 jul. 2021.

BENTO, N. M. da S. .; CARDOSO FILHO, A. E. de M. . Avaliação da aprendizagem em um curso de pós-graduação na modalidade à distância. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5314. Acesso em: 19 jul. 2021.

CORRÊA, J. L. C. .; NEVES, M. O. . Educação do Campo: narrativas que protagonizam práticas de resistência. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6055. Acesso em: 19 jul. 2021.

CUNHA, E. G.; SANTOS, J. L. dos. Pedagogia e Pedagogos: uma análise curricular sobre a formação. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5016. Acesso em: 19 jul. 2021.

DUTRA, M. de F. da C.; FREITAS, R. M. de. Os interesses do empresariado no ensino remoto e a desigualdade educacional no Brasil no contexto da pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5080. Acesso em: 19 jul. 2021.

EÇA, A. C.; COELHO, L. A. Planejamento e construção do projeto político pedagógico: algumas considerações. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5311. Acesso em: 19 jul. 2021.

ESMERALDO, N. F. de A.; LIMA, F. M. J. S. .; CAVALCANTE NETO, P. E. . Jogos para o ensino de Física. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5337. Acesso em: 19 jul. 2021.

FIALHO, L. M. F.; STASCXAK, F. M. Estado da Arte das publicações dos três primeiros números da revista Ensino em Perspectivas. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4559. Acesso em: 19 jul. 2021.

FREIRE, P. L.; VASCONCELOS, J. G.; MATOS, C. S. de; RIBEIRO, J. A. Aprendizagens forjadas entre o cárcere e a rua. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–20, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5269. Acesso em: 19 jul. 2021.

FREITAS, I. P. T. D. de; PEREIRA, N. C. N. Ensino de História: o uso das tecnologias digitais no desenvolvimento da aprendizagem histórica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4947. Acesso em: 19 jul. 2021.

FURLEY, A. K. L.; MIGUEZ, B. P.; PINEL, H.; RODRIGUES, J. R.; ALMEIDA, L. E. Cândido de; MARTINS, S. A. Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar: Espaços de práticas curriculares inclusivas. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–21, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4971. Acesso em: 19 jul. 2021.

GOMES, D. P.; PEREIRA, A. S. M.; SANTIAGO, J. da S. Refazendo os percursos da disciplina bases socioantropológicas da Educação Física. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5503. Acesso em: 19 jul. 2021.

GUEDES, J. de A. Hidrografia e Google Earth: aula de campo virtual em tempos de pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5470. Acesso em: 19 jul. 2021.

GUEDES, N. C. A importância do Projeto Político Pedagógico no processo de democratização da escola. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4815. Acesso em: 19 jul. 2021.

LIMA, D. T. de; MEDEIROS FILHO, A. E. C. de; ABREU, M. C. A. de; PONTES JÚNIOR, J. A. de F. Validação do inventário de práticas docentes para o ensino de qualidade da Educação Física escolar. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–19, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5322. Acesso em: 19 jul. 2021.

LIMA, G. A.; SILVA, M. L. G. da. Corporeidade e motricidade na escola: o jogo enquanto ferramenta de desenvolvimento da criança. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4801. Acesso em: 19 jul. 2021.

MARQUES, J. P.; MATOS, E. O. da F. Reflexões sobre a revista Educação & Ensino como espaço de apoio a publicações científicas. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4937. Acesso em: 19 jul. 2021.

MARTINS, O. A. da S. .; SILVA, M. R. da .; ALMEIDA, V. de S. . Sala de Aula Invertida: Uma metodologia Ativa na Aprendizagem. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–5, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5701. Acesso em: 19 jul. 2021.

MARTINS, R. V.; SOUSA, M. V. L.; SOUZA, R. M.; ALVES, R. da S. Aprendendo e ensinando a voar... a experiência das mulheres indígenas do Ceará com a educação diferenciada. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5196. Acesso em: 19 jul. 2021.

MELLO, A. F. de; CAETANO, J. M. P. Gestão democrática e participativa na implementação da BNCC: análise do guia para gestores escolares. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–19, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5307. Acesso em: 19 jul. 2021.

MENDES, M. C. F.; MIRANDA, A. R. A.; FREIRE, V. C. C. Abordagem quantitativa em pesquisas educacionais: perspectivas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2013-2016). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–19, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5141. Acesso em: 19 jul. 2021.

MOURA, G. B.; MENDES, M. C. F.; CIRINO, C. da S.; DINIZ, E. L.; SOUZA, V. V. de. Financiamento da educação: representações sociais elaboradas por estudantes do curso de pedagogia . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–24, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5300. Acesso em: 19 jul. 2021.

NASCIMENTO, T. dos S. .; NUNES DIÓGENES, A. L. . Letramento literário: reflexões sobre a escola e a formação leitora. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6173. Acesso em: 19 jul. 2021.

NOGUEIRA, A. W. R.; SENA, E. F. de; RIBEIRO, L. T. F. Educação e trabalho: Manifesto dos pioneiros da educação nova (1932). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5691. Acesso em: 19 jul. 2021.

OLIVEIRA, A. I. B. de .; OLIVEIRA, S. M. S. de . Experiência de ensino de leitura por meio de jornal escolar. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5706. Acesso em: 19 jul. 2021.

PAULA, A. S. do N. de; SOUSA, A. M. dos S.; SILVA, F. J. G. da; SILVEIRA, N. G. S. da. A presença da noção de accountability ao longo da história das políticas de avaliação da educação superior no Brasil. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4685. Acesso em: 19 jul. 2021.

PEREIRA, A. S. M. Apresentação do Volume 1 Número 1 (2020). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–4, 2020a. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5561. Acesso em: 19 jul. 2021.

PEREIRA, A. S. M. Apresentação da Revista Ensino em Perspectivas (V1 n2, 2020). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–4, 2020b. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5562. Acesso em: 19 jul. 2021.

PEREIRA, A. S. M. Apresentação do v. 2, n. 1, 2021. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5560. Acesso em: 19 jul. 2021.

PINTO, J. B. R.; SOUSA, R. F. N. de; GOMES, F. de S.; SOUSA, M. do S. E.; NASCIMENTO, R. de C. do; NASCIMENTO, F. J. do. A relação entre teoria e prática: contribuições e desafios na formação inicial de professores. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4607. Acesso em: 19 jul. 2021.

PINTO, J. E. V. O pensamento de Anísio Teixeira e a formação integral na educação profissional técnica no Brasil. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–22, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4581. Acesso em: 19 jul. 2021.

ROCHA, A. G. B.; ROCHA, R. B. A Cartografia ao longo da história da humanidade: importância e avanços técnicos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4995. Acesso em: 19 jul. 2021.

SALES, M. J. F S. e.; STASCXAK, F. M.; LIMA, M. S. L. O Legado de Paulo Freire: reflexões sobre sua vida e suas principais obras no horizonte da prática docente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4684. Acesso em: 19 jul. 2021.

SANTANA, I. C. H.; XIMENES, A. P. Produção de jornal como recurso didático em aulas de ciências na educação de jovens e adultos (EJA). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4939. Acesso em: 19 jul. 2021.

SANTOS, E. J. dos; BRAZ JUNIOR, P.; ALVES, C. M. S. D.; ALVES, J. M. Repercussões e limites do PRONATEC para desenvolvimento de um município do Vale São-Franciscano da Bahia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5205. Acesso em: 19 jul. 2021.

SANTOS, F. V.; SEREJO, J. A. de O. .; MOREIRA, J. da S. Apresentação: Práticas curriculares, didáticas e inovações no contexto da educação básica e do ensino superior. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5375. Acesso em: 19 jul. 2021.

SANTOS, L. S. dos. O que a escuta das crianças revela sobre os currículos praticados na Educação Infantil?. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5119. Acesso em: 19 jul. 2021.

SANTOS, R. C. dos. Educação para Diversidade Étnico-Racial: um estudo com professores de duas Escolas Estaduais em Taperoá-BA. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–19, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4952. Acesso em: 19 jul. 2021.

SATO, C. M.; SANTOS, L. R. dos; SATO, H. T. Hannah Arendt e Educação: analisando a produção acadêmica brasileira contemporânea sobre o tema. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5086. Acesso em: 19 jul. 2021.

SENA, P. S. G. S.; NUNES, C. P. Condições de trabalho: sentidos de ser professor do ensino médio. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–27, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4999. Acesso em: 19 jul. 2021.

SILVA JÚNIOR, G. J. da. Discussões sobre sociedade, educação, currículo, avaliação da aprendizagem e relações de poder. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4973. Acesso em: 19 jul. 2021.

SILVA, M. A. A. da; FERREIRA, L. G. Docência Universitária nas pesquisas na área de Educação e Ensino de Ciências na UFBA. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5024. Acesso em: 19 jul. 2021.

SILVA, M. C. da. La enseñanza de la conversación coloquial en la clase de Español como Lengua Extranjera (ELE). Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4693. Acesso em: 19 jul. 2021.

SILVA, M. das G. T. da. Formação de professores em contextos EAD: práticas educativas tecendo saberes. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5690. Acesso em: 19 jul. 2021.

SILVA, R. M. O. da. O memorial autobiográfico como nova possibilidade didática nos processos de formação docente de professores da Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5115. Acesso em: 19 jul. 2021.

SOUSA, C. C. de .; ALMEIDA, L. D. S. .; FONSECA, R. N. da . Educadora Edmilsa Santana: trajetória de vida pessoal e profissional. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6209. Acesso em: 19 jul. 2021.

SOUSA, F. G. A. de; FERNANDES, F. R. Ensino de Matemática na interface com as novas tecnologias: perspectivas docentes. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4556. Acesso em: 19 jul. 2021.

Publicado

2021-07-19

Como Citar

Pereira, A. S. . M. (2021). Apresentação do volume 2, número 2, 2021. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6336