Problemas de matemática na educação infantil: sentidos e significados

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Problemas de Matemática, Escuta, Prática pedagógica

Resumo

Expressa os resultados de uma pesquisa realizada no Curso de Especialização em Alfabetização e Multiletramentos (UAB/UECE) no ano de 2019, objetivando pesquisar práticas pedagógicas que considerem a resolução de problemas de matemática e a escuta dos interesses da criança. A análise seguiu procedimentos qualitativos que contemplaram a observação das propostas de problemas de matemática e a escuta das ideias das crianças e da professora de uma turma de infantil V em uma instituição pública municipal de Fortaleza. Como instrumentos para a coleta de dados, foram utilizados o registro das observações, o arquivo fotográfico e a entrevista semiestruturada com a professora e as crianças. Assim, constatou-se que as crianças têm interesse e demonstram curiosidade pelos problemas de matemática e pelos registros escritos. O professor, entretanto, precisa, continuamente, rever a sua prática pedagógica, ressignificando a resolução de problemas de matemática por meio da escuta das ideias das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizangela Silva Mesquita, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Pedagoga pela Faculdade de Educação de Itapipoca. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Ceará; em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Ceará e em Alfabetização e Multiletramentos pela Universidade Estadual do Ceará.

Maria Nerice dos Santos Pinheiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela UniChristus. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Estácio. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará.

Referências

BARGUIL, Paulo Meireles. Letramentos matemáticos e científicos e interdisciplinaridade. Fortaleza: UAB / UECE, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e ensino fundamental. Brasília: MEC, 2017.

EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MINAYO, M. C. de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

RIBEIRO, Denise Aparecida Enes. A História da Matemática e a interdisciplinaridade em atividades lúdico pedagógicas. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 2, e324458, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4458. Acesso em: 03 ago. 2021

SANTOS, Lilian Santana dos. O que a escuta das crianças revela sobre os currículos praticados na Educação Infantil? Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5119. Acesso em: 01 ago. 2021.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia (Orgs.). Coleção Matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

Publicado

2021-08-04

Como Citar

Mesquita, E. S. ., & Pinheiro, M. N. dos S. . (2021). Problemas de matemática na educação infantil: sentidos e significados. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6402

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)