Problemas de matemática na educação infantil: sentidos e significados
Palavras-chave:
Educação Infantil, Problemas de Matemática, Escuta, Prática pedagógicaResumo
Expressa os resultados de uma pesquisa realizada no Curso de Especialização em Alfabetização e Multiletramentos (UAB/UECE) no ano de 2019, objetivando pesquisar práticas pedagógicas que considerem a resolução de problemas de matemática e a escuta dos interesses da criança. A análise seguiu procedimentos qualitativos que contemplaram a observação das propostas de problemas de matemática e a escuta das ideias das crianças e da professora de uma turma de infantil V em uma instituição pública municipal de Fortaleza. Como instrumentos para a coleta de dados, foram utilizados o registro das observações, o arquivo fotográfico e a entrevista semiestruturada com a professora e as crianças. Assim, constatou-se que as crianças têm interesse e demonstram curiosidade pelos problemas de matemática e pelos registros escritos. O professor, entretanto, precisa, continuamente, rever a sua prática pedagógica, ressignificando a resolução de problemas de matemática por meio da escuta das ideias das crianças.
Downloads
Referências
BARGUIL, Paulo Meireles. Letramentos matemáticos e científicos e interdisciplinaridade. Fortaleza: UAB / UECE, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e ensino fundamental. Brasília: MEC, 2017.
EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MINAYO, M. C. de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
RIBEIRO, Denise Aparecida Enes. A História da Matemática e a interdisciplinaridade em atividades lúdico pedagógicas. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 2, e324458, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4458. Acesso em: 03 ago. 2021
SANTOS, Lilian Santana dos. O que a escuta das crianças revela sobre os currículos praticados na Educação Infantil? Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5119. Acesso em: 01 ago. 2021.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia (Orgs.). Coleção Matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Elizangela Silva Mesquita; Maria Nerice dos Santos Pinheiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.