Os desafios das crianças com autismo à Educação Inclusiva

Autores

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Aprendizagem, Educação inclusiva

Resumo

O Transtorno do Espectro do Autismo, conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento. Nos dias atuais o índice de crianças diagnosticadas com esse transtorno aumentou e estão cada vez mais presentes nos ambientes socioeducativos. O objetivo deste estudo é refletir sobre os desafios das crianças com autismo no contexto da educação inclusiva. No aspecto metodológico optamos pela pesquisa com abordagem qualitativa (FLICK, 2009), de cunho bibliográfico (SOUZA; OLIVEIRA; ALVES, 2021) realizada por intermédio de uma revisão da literatura a fim de acessar pesquisas que enfatizam a produção do conhecimento no que concerne ao autismo. Conclui-se, portanto, que os processos de aprendizagens dos alunos com autismo são mais suscetíveis ao sucesso quando estes recebem estímulos pautados em atividades lúdicas, favorecendo assim, a interação entre todas as crianças inseridas na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Núbia Maria Gomes Silveira, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

Laissa Karen Faustino Santos, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

Francinalda Machado Stascxak, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Formação de Formadores (UECE). Especialista em Gestão e Coordenação Escolar (Uni7). Membro do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO).

Referências

ALVES, M. de M. C.; LISBOA, D. de O.; Autismo e inclusão escolar. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 9., 2010, Laranjeiras/Sergipe. Anais… Disponível em: http://educonse.com.br/2010/eixo_11/e11-25a.pdf. Acesso em: 27 jun. 2021.

ARRUDA, A. T. F. F. P.; CASTRO, E. L. de; BARRETO, R. F. de. Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência: . Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1–6, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4534. Acesso em: 11 ago. 2021.

BORGES, T. D. de F. F. Ensino da matemática e aprendizagem da pessoa autista: contribuições da Teoria Instrucional de Robert Gagné. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30933/1/EnsinoMatem%C3%A1ticaAprendizagem.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

BOSA, C. Autismo: atuais interpretações para antigas observações. In: BAPTISTA, C. R.; BOSA, C. A. (Orgs.). Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases – Lei 9394/96 de 20 de Dezembro. Disponível em: presrepublica.jusbrasil.com.br. Acesso em: 10 ago. 2021.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, Janeiro de 2008, p. 1-19. Disponível em: portal.mec.gov.br. Acesso em: 10/08/2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. PNEE: Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida/ Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação – Brasília; MEC. SEMESP. 2020. 124p. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-documento-sobre-implementacao-da-pnee-1/pnee-2020.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

CUNHA, N. H. S. Distúrbios de Comportamento. Seção III: Temas pedagógicos, cap. XIX. In: CAMARGOS JUNIOR, Walter; et al. Transtornos Invasivos do Desenvolvimento: 3o Milênio - Brasília: Presidência da República, Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2005. Disponível em: www.fcee.sc.gov.br. Acesso em: 22 jun. 2021.

DUMAS, J. E. Psicopatologia da infância e da adolescência. Tradução: Fátima Murad. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GAIATO, M.; TEIXEIRA, G. Reizinho autista: guia para lidar com comportamentos difíceis. São Paulo: nVersos Editora, 2018.

MOREIRA, M. A.; Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

OLIVEIRA NETO, B. M. de. Gestão pública da educação infantil: o trabalho coletivo em benefício de um ensino significativo. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1–11, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4525. Acesso em: 11 ago. 2021.

SALLE, E.; et al. Autismo Infantil: sinais e sintomas. Seção 1: Temas médicos, cap. 1. In: CAMARGOS JUNIOR, W.; et al. Transtornos invasivos do desenvolvimento: 3º Milênio - Brasília: Presidência da República, Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2005. Disponível em: www.fcee.sc.gov.br. Acesso em: 22 jun. 2021.

SOUSA, F. V. P. de; MOURA, A. S. B. O lúdico como instrumento metodológico no ensino remoto. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6397. Acesso em: 11 ago. 2021.

SOUZA, A. S. de; OLIVEIRA, G. S. de; ALVES, L. H. A Pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, p. 64-83/2021. PDF. Disponível em: www.fucamp.edu.br. Acesso em: 22 jun. 2021.

SULKES, S. B. Transtornos do espectro autista. Manual MSD - versão saúde para a família, 2020. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/pediatria/dist%C3%BArbios-de-aprendizagem-e-desenvolvimento/transtornos-do-espectro-autista. Acesso em: 10 ago. 2021.

Publicado

2021-08-13

Como Citar

Silveira, N. M. G. ., Santos, L. K. F. ., & Stascxak, F. M. (2021). Os desafios das crianças com autismo à Educação Inclusiva. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6620