Teoria das molduras relacionais como uma contribuição comportamental para educação
Palavras-chave:
Teoria das Molduras Relacionais, Análise do Comportamento, Ciências Comportamentais Contextuais, Educação Baseada em EvidênciaResumo
A análise do comportamento é um ramo da psicologia que tem grandes contribuições a oferecer à educação. No Brasil, entretanto, perdura o estereótipo arcaico de que esta é uma abordagem estímulo-resposta. O presente artigo aborda os desdobramentos mais recentes da Teoria das Molduras relacionais, referentes à forma como estímulos podem adquirir função. Assim, linguagem e cognição passam a ser temáticas comportamentais com implicações educacionais mais diretas no sentido de apontarem para comportamentos que podem ser aprendidos sem a necessidade de ensino direto. Partindo do método conceitual analítico mostramos como as ciências comportamentais contextuais tem muito a contribuir para uma educação baseada em evidências. Implicações teóricas e didático-práticas são apontadas, assim como a necessidade de uma maior abertura dos profissionais da educação a esta área científica da psicologia.
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