Teoria das molduras relacionais como uma contribuição comportamental para educação

Autores

Palavras-chave:

Teoria das Molduras Relacionais, Análise do Comportamento, Ciências Comportamentais Contextuais, Educação Baseada em Evidência

Resumo

A análise do comportamento é um ramo da psicologia que tem grandes contribuições a oferecer à educação. No Brasil, entretanto, perdura o estereótipo arcaico de que esta é uma abordagem estímulo-resposta. O presente artigo aborda os desdobramentos mais recentes da Teoria das Molduras relacionais, referentes à forma como estímulos podem adquirir função.  Assim, linguagem e cognição passam a ser temáticas comportamentais com implicações educacionais mais diretas no sentido de apontarem para comportamentos que podem ser aprendidos sem a necessidade de ensino direto. Partindo do método conceitual analítico mostramos como as ciências comportamentais contextuais tem muito a contribuir para uma educação baseada em evidências. Implicações teóricas e didático-práticas são apontadas, assim como a necessidade de uma maior abertura dos profissionais da educação a esta área científica da psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara de Sousa Moura, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda em Pedagogia da FAEC-UECE. Discente bolsista IC-UECE; Participante do grupo de estudos de filosofia e educação RIZOMA; monitora voluntária da disciplina de Fundamentos de Filosofia.

Rafael Britto de Souza, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor Assistente da FAEC-UECE.

Referências

CATANIA, A. Charles. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.

HAYES, S. C.; BARNES-HOLMES, D.; ROCHE, B. (Eds.). Relational frame theory: A post-Skinnerian account of human language and cognition. New York: Kluwer Academic/Plenum, 2001.

HAYES, S. C; BARNES-HOLMES, D. Relational operants: Processes and implications: A response to Palmers's review of Relational Frame Theory. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 82, 213-224, 2004.

HAYDU, V. B. O que é equivalência de estímulos? In C. E. Costa, J. C. Luzia, H. H. N. Sant'Anna (Org.), Primeiros Passos em Análise do Comportamento e Cognição (v. 1, pp. 55-64). Santo André: ESETec.ROS poss 2019.23. 22, 2003.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Aprendizagem profissional da docência: saberes, contextos e práticas. São Carlos, SP: EDUFSCar, 2002.

PEREZ, William F. et al. Introdução à Teoria das Molduras Relacionais (Relational Frame Theory): principais conceitos, achados experimentais e possibilidades de aplicação. Perspectivas, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 33-51, 2013. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177 35482013000100005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 jul. 2021.

ROSE, Júlio C. de. ANÁLISE COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 29-50, jan. 2012. ISSN 2526-6551. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/rebac/article/view/676. Acesso em: 14 jul. 2021.

ROSE, Júlio C. de; BORTOLOTI, Renato. A equivalência de estímulos como modelo do significado. Acta comport. Guadalajara, v. 15, n. spe, p. 83-102, 2007 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-81452007000400006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 jul. 2021.

ROSE, J. C; RABELO, L. Z. Teoria das molduras relacionais e possíveis aplicações à educação. Revista de Deficiência Intelectual, v.3, p. 10-15, 2012.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 41ª edição. Campinas-SP: Autores

Associados, 2009.

SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. 10. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2000.

SIDMAN, M.; TAILBY, W. (Conditional discriminations vs. matching-to-sample: an expansion of the testing paradigm. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, v.37, n.1, p.5-22, 1982.

ZETTLE, R. D. et al. The Wiley Handbook of Contextual Behavioral Science. West Sussex: Wiley-blackwell, 2015.

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Moura, S. de S. ., & Souza, R. B. de . (2021). Teoria das molduras relacionais como uma contribuição comportamental para educação. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6719