Educação e Pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização

Autores

Palavras-chave:

Pandemia, Educação, Implicações, Alfabetização

Resumo

Com o advento da pandemia, as instituições de ensino obrigaram-se a interromper suas atividades presenciais e adequarem-se a atendimentos remotos. Na conjuntura, milhares de estudantes, em fase de alfabetização, passaram a desenvolver suas atividades escolares na ambiência domiciliar. Assim, este estudo procurou analisar como tem se configurado a prática sob a articulação e responsabilidade imediata dos pais/responsáveis, já que a mediação e presença pedagógica do professor tornou-se distanciada, quais são os impactos na aprendizagem dos educandos em processo de construção da leitura e da escrita, e quais os maiores percalços as famílias têm enfrentado. Neste intento, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, utilizando como técnica de coleta um questionário aberto, direcionado a pais de alunos do 1° ano do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram que a aprendizagem de muitas crianças se encontra em risco e que será necessário pensar em políticas que representem o planejamento de estratégias de recuperação.

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Biografia do Autor

Michele de Queiroz, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Pós-graduada em Gestão e Coordenação Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduanda em Letras Português e Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul. 

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) (2019); Graduada em Pedagogia pela mesma universidade (2017). Pesquisadora do grupo de pesquisa em Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/UECE). Bolsista CAPES.

Genegleisson Queiroz de Paula, Governo do Estado do Ceará

Graduado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Servidor público do Estado do Ceará; Professor da EMEF Maria Regiana da Silva.

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

Queiroz, M. de, Sousa, F. G. A. de ., & Paula, G. Q. de. (2021). Educação e Pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6057

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