Educação e Pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização
Palavras-chave:
Pandemia, Educação, Implicações, AlfabetizaçãoResumo
Com o advento da pandemia, as instituições de ensino obrigaram-se a interromper suas atividades presenciais e adequarem-se a atendimentos remotos. Na conjuntura, milhares de estudantes, em fase de alfabetização, passaram a desenvolver suas atividades escolares na ambiência domiciliar. Assim, este estudo procurou analisar como tem se configurado a prática sob a articulação e responsabilidade imediata dos pais/responsáveis, já que a mediação e presença pedagógica do professor tornou-se distanciada, quais são os impactos na aprendizagem dos educandos em processo de construção da leitura e da escrita, e quais os maiores percalços as famílias têm enfrentado. Neste intento, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, utilizando como técnica de coleta um questionário aberto, direcionado a pais de alunos do 1° ano do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram que a aprendizagem de muitas crianças se encontra em risco e que será necessário pensar em políticas que representem o planejamento de estratégias de recuperação.
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