Educação e Pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização
Palavras-chave:
Pandemia, Educação, Implicações, AlfabetizaçãoResumo
Com o advento da pandemia, as instituições de ensino obrigaram-se a interromper suas atividades presenciais e adequarem-se a atendimentos remotos. Na conjuntura, milhares de estudantes, em fase de alfabetização, passaram a desenvolver suas atividades escolares na ambiência domiciliar. Assim, este estudo procurou analisar como tem se configurado a prática sob a articulação e responsabilidade imediata dos pais/responsáveis, já que a mediação e presença pedagógica do professor tornou-se distanciada, quais são os impactos na aprendizagem dos educandos em processo de construção da leitura e da escrita, e quais os maiores percalços as famílias têm enfrentado. Neste intento, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, utilizando como técnica de coleta um questionário aberto, direcionado a pais de alunos do 1° ano do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram que a aprendizagem de muitas crianças se encontra em risco e que será necessário pensar em políticas que representem o planejamento de estratégias de recuperação.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular-Brasília, DF: Ministério da Educação, 21 dez. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comumcurricular-bncc-etapa-ensino-medio. Acesso em: 12 jun. 2021
FERREIRO, E. Alfabetização em processo. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
FERREIRO, Emília & Teberoksy, ANA. Psicogênese da Língua Escrita. Trad. Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Marco e Mário Corso. Artes Médicas Sul, Porto Alegre/RS.1999.
FREITAS, A. C. S. .; ALMEIDA, N. R. O. de .; FONTENELE, I. S. . Fazer docente em tempos de ensino remoto: como isso acontece?. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6068. Acesso em: 1 ago. 2021.
GERHARDAT, Tatiana; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa.1.ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
MACHADO, Patricia Lopes Pimenta. Educação em tempos de pandemia: O ensinar através de tecnologias e mídias digitais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 08, pp. 58-68. Junho de 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tempos-de-pandemia Acesso em 06 jun. 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4 ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1996.
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Florense, 1970.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio – Revista Pedagógica de 29 de fevereiro de 2004, Artmed Editora, UNESP. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf. Acesso em: 17 jun. 2021.
UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/comissao–futuros–da–educacao–da–unesco–apela–ao–planejamento–antecipado–o–aumento–das. Acesso em: 4 jun. 2021.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Michele de Queiroz, Francisca Genifer Andrade de Sousa, Genegleisson Queiroz de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.