A educação brasileira no movimento da história: caminhos e desdobramentos

Autores

Palavras-chave:

Educação, Sociedade brasileira, Determinações históricas, Reprodução social

Resumo

Objetiva-se tecer um diálogo sobre a educação brasileira no movimento da história, de forma a compreender e elucidar os principais caminhos vivenciados desde a chegada dos jesuítas às terras brasileiras até o final da década de 1990, e quais os desdobramentos desses eventos históricos para a sociedade, destacadamente para o campo da educação pública. A pesquisa aqui exposta trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, de abordagem qualitativa, revelando neste sentido que a educação brasileira, no referido período, enfrentou diversos impasses na luta por direitos essenciais a toda a sociedade, tendo experimentado desdobramentos, ora positivos, ora negativos. Ante o exposto, consideramos que a educação precisa ser tratada como prioridade social e que as lutas realizadas pelos que acreditam ser a educação uma mediação fundamental no processo de transformação da sociedade é imprescindíveis.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Barbosa Araújo, E.E.F. Rita Barbosa Marques

Professora de Ciências (E.E.F. Rita Barbosa Marques em Quixelô/CE). Pós-graduanda em Ensino de Biologia e Química (URCA). Licenciada em Ciências Biológicas (UECE/FECLI).

Robério Rodrigues Feitosa, Universidade Federal do Ceará – UFC

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (PPGENCIMA/UFC). Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UECE/FECLI). Especialista em Ensino de Biologia e Práticas Pedagógicas (Faculdade Única.; Licenciado em Ciências Biológicas (UECE/FECLI).

Maria Márcia Melo de Castro Martins, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UECE/FECLI). Doutora e Mestre em Educação (PPGE/UECE). Mestre em Ensino de Ensino de Ciências e Matemática (PPGENCIMA/UFC). Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas (UFC).

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

Araújo, M. L. B., Feitosa, R. R. ., & Martins, M. M. M. de C. . (2021). A educação brasileira no movimento da história: caminhos e desdobramentos . Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6378

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