A educação brasileira no movimento da história: caminhos e desdobramentos
Palavras-chave:
Educação, Sociedade brasileira, Determinações históricas, Reprodução socialResumo
Objetiva-se tecer um diálogo sobre a educação brasileira no movimento da história, de forma a compreender e elucidar os principais caminhos vivenciados desde a chegada dos jesuítas às terras brasileiras até o final da década de 1990, e quais os desdobramentos desses eventos históricos para a sociedade, destacadamente para o campo da educação pública. A pesquisa aqui exposta trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, de abordagem qualitativa, revelando neste sentido que a educação brasileira, no referido período, enfrentou diversos impasses na luta por direitos essenciais a toda a sociedade, tendo experimentado desdobramentos, ora positivos, ora negativos. Ante o exposto, consideramos que a educação precisa ser tratada como prioridade social e que as lutas realizadas pelos que acreditam ser a educação uma mediação fundamental no processo de transformação da sociedade é imprescindíveis.
Downloads
Referências
ASSIS, S. M. de; MEDEIROS NETA, O. M. Educação profissional no Brasil (1960-2010): uma história entre avanços e recuos. Revista Tópicos Educacionais, Recife, v. 21, n. 2, p. 190-212, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23171. Acesso em: 01 jul. 2021.
FAUSTO, B.; FAUSTO, S. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996. 89p.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176p.
LEMME, P. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e suas repercussões na realidade educacional brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 86, n. 212, p. 163-178, 2005. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?cluster=16954996233478212864&hl=pt-BR&as_sdt=0,5. Acesso em: 01 jul. 2021.
OLIVEIRA, P. V. P. de. Manifestos e Leis de Diretrizes e Bases: a construção de uma identidade político-educacional. ANTHESIS. Acre, v. 5, n. 9, p. 208-225, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/1171. Acesso em: 01 jul. 2021.
ROMANELLI, O. de O. História da educação no Brasil. 8. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 1986. 267p.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2007. 474p.
SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 25-46, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9697. Acesso em: 01 jul. 2021.
SAVIANI, D. Política educacional no Brasil após a Ditadura Militar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 18, n. 2, p. 291-304, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652795. Acesso em: 01 jul. 2021.
SAVIANI, D. et al. O legado educacional do século XIX. Campinas, SP: Autores Associados, 2017. 224p.
SEVERINO, A. J. Por uma aproximação filosófica da LDB/1996: a difícil construção da cidadania. In: Iria Brzezinski (Org.). LDB 1996 vinte anos depois: projetos educacionais em disputa. São Paulo: Cortez, 2018, p. 47-69.
SOUZA, D. B. de; FARIA, L. C. M. de. Reforma do Estado, descentralização e municipalização do ensino no Brasil: a gestão política dos sistemas públicos de ensino pós - LDB 9.394/96. Revista Ensaio, Rio de Janeiro, v. 12, n. 45, p. 925-944, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/6DcY5hJVYHYGQ4pHG6Cz3qQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 jul. 2021.
SOUSA, A. C. B. de; PEREIRA, A. S. M. Paulo Freire, o andarilho da utopia: reflexões para a transformação social através da educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3755. Acesso em: 03 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Luiza Barbosa Araújo, Robério Rodrigues Feitosa, Maria Márcia Melo de Castro Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.