A BNCC para a educação infantil: levantamento bibliográfico de periódicos
Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Educação Infantil, Currículo, Implementação CurricularResumo
Este trabalho apresenta a análise sobre o tratamento dispensado ao currículo da Educação Infantil no contexto da BNCC nas publicações do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Estudo qualitativo, do tipo bibliográfico, sustentado pelo seguinte questionamento: como o currículo da Educação Infantil no contexto da BNCC é abordado nos periódicos disponíveis no portal da CAPES? Para a produção dos dados, realizamos, entre julho e setembro de 2019, um levantamento dos periódicos produzidos entre 2016 e 2019 e identificamos dois trabalhos. A análise empreendida possibilitou conhecer o estado atual da produção de periódicos qualificados na área da Educação sobre o currículo da Educação Infantil no contexto da BNCC e demonstrou que esse foco temático tem se constituído em um objeto de estudo que necessita ser aprofundado, uma vez que o levantamento realizado verificou uma lacuna na produção acadêmica de periódicos relacionados ao referido tema.
Downloads
Referências
BELL, Judith. Revisão Teórica. In: Projeto de Pesquisa: Guia para pesquisadores iniciantes em Educação, Saúde e Ciências Sociais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 89-99.
BRASIL. Ministério da Educação. Câmara da Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: MEC/SEF, 2017b.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Versão final. Brasília, DF, 2017a.
BRASIL. Ministério da Educação. Câmara da Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 05, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2009.
CEZARI, Eduardo; CUNHA, Rogério de Souza; SOUSA, Jil-vanny da Silva Cunha. A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular: conceitos e propostas de um currículo. Revista Observatório, v. 2, n. 4, p. 456-475, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/search/search. Acesso em: 1 ago. 2019.
SIMIANO-PADINI, Luciane; SIMÃO-BUSS, Márcia. Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil: entre desafios e possibilidades dos campos de experiência educativa. Eccos, São Paulo, n. 41, p. 77-90, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6799. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6799. Acesso em: 1 ago. 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Sousa (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34. ed., Petrópolis: Vozes, 2015.
NÓBREGA-THERRIEN, S. M; FARIAS, I. M. S; SALES, J. A. M. Abordagens quantitativas e qualitativas na pesquisa em educação: velhas e novas mediações e compreensões. In: FARIAS, I. M. S; NUNES, J. B. C; NÓBREGA-THERRIEN, S. M.
(Orgs.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2010, v. I, p. 53-66.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Diana Aguiar Salomão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.