A BNCC para a educação infantil: levantamento bibliográfico de periódicos

Autores

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Educação Infantil, Currículo, Implementação Curricular

Resumo

Este trabalho apresenta a análise sobre o tratamento dispensado ao currículo da Educação Infantil no contexto da BNCC nas publicações do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Estudo qualitativo, do tipo bibliográfico, sustentado pelo seguinte questionamento: como o currículo da Educação Infantil no contexto da BNCC é abordado nos periódicos disponíveis no portal da CAPES? Para a produção dos dados, realizamos, entre julho e setembro de 2019, um levantamento dos periódicos produzidos entre 2016 e 2019 e identificamos dois trabalhos. A análise empreendida possibilitou conhecer o estado atual da produção de periódicos qualificados na área da Educação sobre o currículo da Educação Infantil no contexto da BNCC e demonstrou que esse foco temático tem se constituído em um objeto de estudo que necessita ser aprofundado, uma vez que o levantamento realizado verificou uma lacuna na produção acadêmica de periódicos relacionados ao referido tema.

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Biografia do Autor

Diana Aguiar Salomão, Secretária Municipal da Educação de Fortaleza

Secretária Municipal da Educação de Fortaleza (SME); Universidade Estadual do Ceará (UECE); grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Integrante do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).

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Publicado

2021-08-12

Como Citar

Salomão, D. A. . (2021). A BNCC para a educação infantil: levantamento bibliográfico de periódicos. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6610