O mundo do trabalho no cinema: abordagens possíveis na EJA

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Mundo do trabalho, Cinema

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal discutir as possibilidades de uso do cinema na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como meio de dar visibilidade às implicações do capitalismo global sobre o mundo trabalho. A pesquisa foi norteada pela seguinte questão: como é possível abordar as relações de trabalho no modo de produção capitalista, partindo do filme como recurso pedagógico na EJA? O fulcro da pesquisa foi analisar como o mundo do trabalho está presente em produções sobre cinema e educação; apresentar, brevemente, alguns aspectos metodológicos a serem considerados, quando se tem a intenção de utilizar o cinema em sala de aula e, por fim, demostrar algumas possibilidades do uso de filmes para abordar o mundo do trabalho na EJA a partir das produções Peões (2004) e Diário de uma Babá (2007).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Cezar Alves Ferreira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Ciências Humanas Sociais e da Natureza pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas Sociais e da Natureza (PPGEN) Londrina/PR.

Referências

ALVES, Giovanni. Tela Crítica: a metodologia. Londrina: Práxis, 2010.

ALVES, Maria Adélia. Filmes na escola: uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, 2001.

O DIÁRIO de uma Babá. Direção: Shari Springer Berman e Robert Pulcini. Produção: Richard N. Gladstein e Dany Wolf. Estados Unidos: Imagem Filmes, 2007. 1 DVD (104 min).

BRASIL. Decreto-Lei nº 13.006, de 26 de junho de 2014. Acrescenta § 8º ao art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Disponível em www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13006.htm. Acesso em 14 jul. 2021.

PEÕES. Direção: Eduardo Coutinho. Produção: João Moreira Salles e Maurício Andrade Ramos. Brasil: Vídeo Filmes, 2004. 1 DVD (85 min).

PRETO, Francisco de Moura. O filme de ficção como recurso pedagógico no ensino da história: montagem, endereçamento e estratégias de utilização. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2007.

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Ferreira, M. C. A. (2021). O mundo do trabalho no cinema: abordagens possíveis na EJA. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6446