Análise do hábito leitor dos discentes de Pedagogia

Autores

Palavras-chave:

Hábitos de leitura, Formação leitora, Pedagogia

Resumo

O trabalho objetivou investigar os hábitos de leitura dos alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Optou-se por uma abordagem qualitativa e pelo estudo de caso, com a aplicação de questionário com alunos do curso de Pedagogia. Concluímos que os hábitos de leitura dos referidos acadêmicos são, basicamente, a bibliografia das disciplinas, ainda assim de modo incompleto, pois frequentemente está relacionada aos textos associados a algum processo avaliativo. Embora os alunos acreditem que o curso de Pedagogia ajude em sua formação leitora, sugeriram incentivar a leitura livre de outros gêneros literários, da legislação educacional e da área de didática. Os alunos completam informando não se sentirem preparados para formar novos leitores. Assim, a pesquisa possibilita que professores e gestores reflitam sobre o hábito de leitura dos discentes e proponham ações que fortaleçam a formação de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane do Nascimento da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa (FECLESC/UECE). Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia. Mestranda Interdisciplinar em História e Letras (MIHL/ FECLES).

Keila Andrade Haiashida, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduação em Pedagogia (UFC), Mestra em Educação (UFC). Doutora em Geografia (UECE). Professora adjunta da UECE.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de; GONZAGA, Maria Teresa Claro (organizadores). Metodologia e técnicas de pesquisa: nas áreas de Ciências Humanas. Maringá: Eduem, 2011.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. 1.ed. São Paulo: Contexto, 2020.

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Silva, J. do N. da, & Haiashida, K. A. (2021). Análise do hábito leitor dos discentes de Pedagogia. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6349