Análise do hábito leitor dos discentes de Pedagogia
Palavras-chave:
Hábitos de leitura, Formação leitora, PedagogiaResumo
O trabalho objetivou investigar os hábitos de leitura dos alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Optou-se por uma abordagem qualitativa e pelo estudo de caso, com a aplicação de questionário com alunos do curso de Pedagogia. Concluímos que os hábitos de leitura dos referidos acadêmicos são, basicamente, a bibliografia das disciplinas, ainda assim de modo incompleto, pois frequentemente está relacionada aos textos associados a algum processo avaliativo. Embora os alunos acreditem que o curso de Pedagogia ajude em sua formação leitora, sugeriram incentivar a leitura livre de outros gêneros literários, da legislação educacional e da área de didática. Os alunos completam informando não se sentirem preparados para formar novos leitores. Assim, a pesquisa possibilita que professores e gestores reflitam sobre o hábito de leitura dos discentes e proponham ações que fortaleçam a formação de leitores.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de; GONZAGA, Maria Teresa Claro (organizadores). Metodologia e técnicas de pesquisa: nas áreas de Ciências Humanas. Maringá: Eduem, 2011.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. 1.ed. São Paulo: Contexto, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Josiane do Nascimento da Silva, Keila Andrade Haiashida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.