Análise do hábito leitor dos discentes de Pedagogia
Palavras-chave:
Hábitos de leitura, Formação leitora, PedagogiaResumo
O trabalho objetivou investigar os hábitos de leitura dos alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Optou-se por uma abordagem qualitativa e pelo estudo de caso, com a aplicação de questionário com alunos do curso de Pedagogia. Concluímos que os hábitos de leitura dos referidos acadêmicos são, basicamente, a bibliografia das disciplinas, ainda assim de modo incompleto, pois frequentemente está relacionada aos textos associados a algum processo avaliativo. Embora os alunos acreditem que o curso de Pedagogia ajude em sua formação leitora, sugeriram incentivar a leitura livre de outros gêneros literários, da legislação educacional e da área de didática. Os alunos completam informando não se sentirem preparados para formar novos leitores. Assim, a pesquisa possibilita que professores e gestores reflitam sobre o hábito de leitura dos discentes e proponham ações que fortaleçam a formação de leitores.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de; GONZAGA, Maria Teresa Claro (organizadores). Metodologia e técnicas de pesquisa: nas áreas de Ciências Humanas. Maringá: Eduem, 2011.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. 1.ed. São Paulo: Contexto, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Josiane do Nascimento da Silva, Keila Andrade Haiashida
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.