Interpretações do “Álbum de Memórias” do Grupo Escolar José Correia
Palavras-chave:
História da Educação, Fotografias Escolares, Acervos EscolaresResumo
Desenvolver análises interpretativas a partir do “Álbum de Memórias” do Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia, é o objetivo desta investigação. Organizado por gestoras da instituição no ano de 1995, agrega fotografias diversas, recortes de jornais e escritos que revelam elementos histórico-institucionais, bem como dados sobre a atuação de diretores(as) e professores(as). Exploramos a fonte histórica no diálogo com autores como Ginzburg (1989), Kossoy (2002), Chartier (1991) e Mogarro (2006), que nos auxiliam no trabalho indiciário, junto às problematizações que vão desde os aspectos de materialidade do documento, até a compreensão dos usos sociais e historiográficos das fotografias escolares. O material possui potencial exploratório singular e contribuiu de modo decisivo para a construção de interpretações acerca das especificidades da referida escola centenária. Almejamos, com a realização desta pesquisa, contribuir para o campo da História da Educação, sobretudo quanto ao trabalho com fontes documentais produzidas e oriundas de acervos escolares.
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Referências
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