Interpretações do “Álbum de Memórias” do Grupo Escolar José Correia

Autores

Palavras-chave:

História da Educação, Fotografias Escolares, Acervos Escolares

Resumo

Desenvolver análises interpretativas a partir do “Álbum de Memórias” do Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia, é o objetivo desta investigação. Organizado por gestoras da instituição no ano de 1995, agrega fotografias diversas, recortes de jornais e escritos que revelam elementos histórico-institucionais, bem como dados sobre a atuação de diretores(as) e professores(as). Exploramos a fonte histórica no diálogo com autores como Ginzburg (1989), Kossoy (2002), Chartier (1991) e Mogarro (2006), que nos auxiliam no trabalho indiciário, junto às problematizações que vão desde os aspectos de materialidade do documento, até a compreensão dos usos sociais e historiográficos das fotografias escolares. O material possui potencial exploratório singular e contribuiu de modo decisivo para a construção de interpretações acerca das especificidades da referida escola centenária. Almejamos, com a realização desta pesquisa, contribuir para o campo da História da Educação, sobretudo quanto ao trabalho com fontes documentais produzidas e oriundas de acervos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Raphaela Machado de Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação/NUPED-CNPq.

Micaele Cavalcante de Barros, Secretaria Municipal de Educação do Município de Lajes/RN

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Professora da rede municipal de ensino no município de Lajes/RN.

Referências

ÁLBUM DE MEMÓRIAS. Assú, Acervo da Escola Estadual Tenente Coronel José Correia, (manuscrito), 1995.

BACELLAR, Carlos. Uso e mau uso dos arquivos. In: CARLA Bassanezi Pinsky, (Org.). Fontes históricas. 2.ed., São Paulo, 2008, p. 23-79.

BARROS. Micaele Cavalcante de. O Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia e a formação educacional nas primeiras décadas do século XX (Assú- RN). Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Assú, 2020.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Revista Estudos Avançados. São Paulo, v. 5, n. 11, abril de 1991.

GINZBURG, Carlos (Org.). Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Cia. das letras, 1989, p. 142- 275.

INDOLFO, Ana Celeste. Gestão de documentos: uma renovação epistemológica no universo da Arquivologia. Arquivística.net. v. 3, n. 2, 2007. In: MERLO, Franciele; KONRAD, Glaucia Vieira Ramos; Documento, História e Memória: A importância da preservação do patrimônio documental para o acesso à informação. 2015. p.26-42.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 3.ed. Cotia – São Paulo. 2002.

LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MOGARRO, Maria João. Arquivos e educação: a construção da memória educativa. Sísifo/Revista de Ciências da Educação. N° 1 set./dez. 2006. p. 71-84. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/40. Acesso em: 14 jun. 2021.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. Acesso em: 18 jun. 2021.

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Amorim, S. R. M. de, & Barros, M. C. de. (2021). Interpretações do “Álbum de Memórias” do Grupo Escolar José Correia. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5971

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)