Interpretações do “Álbum de Memórias” do Grupo Escolar José Correia

Autores

Palavras-chave:

História da Educação, Fotografias Escolares, Acervos Escolares

Resumo

Desenvolver análises interpretativas a partir do “Álbum de Memórias” do Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia, é o objetivo desta investigação. Organizado por gestoras da instituição no ano de 1995, agrega fotografias diversas, recortes de jornais e escritos que revelam elementos histórico-institucionais, bem como dados sobre a atuação de diretores(as) e professores(as). Exploramos a fonte histórica no diálogo com autores como Ginzburg (1989), Kossoy (2002), Chartier (1991) e Mogarro (2006), que nos auxiliam no trabalho indiciário, junto às problematizações que vão desde os aspectos de materialidade do documento, até a compreensão dos usos sociais e historiográficos das fotografias escolares. O material possui potencial exploratório singular e contribuiu de modo decisivo para a construção de interpretações acerca das especificidades da referida escola centenária. Almejamos, com a realização desta pesquisa, contribuir para o campo da História da Educação, sobretudo quanto ao trabalho com fontes documentais produzidas e oriundas de acervos escolares.

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Biografia do Autor

Sara Raphaela Machado de Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação/NUPED-CNPq.

Micaele Cavalcante de Barros, Secretaria Municipal de Educação do Município de Lajes/RN

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Professora da rede municipal de ensino no município de Lajes/RN.

Referências

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Amorim, S. R. M. de, & Barros, M. C. de. (2021). Interpretações do “Álbum de Memórias” do Grupo Escolar José Correia. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5971

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