Diálogo entre escola e cidade: experiências estéticas com patrimônio cultural

Autores

Palavras-chave:

Educação Estética, Experiência Estética, Patrimônio Cultural, Cidade

Resumo

Vivemos em uma sociedade que estimula o desligamento das raízes culturais, tendo como consequência a diluição de tudo o que é subjetivo, afetivo, sensível. A escola, a cidade e o patrimônio cultural, nesse cenário, encontram dificuldade em estabelecer relações. Com base nessa realidade e como contraponto defendemos a necessidade de diálogo, que ao invés de isolar, separar e reduzir, seja capaz de distinguir e unir, exercitando a (re)ligação, que conduz a compreensão dos múltiplos sentidos envolvidos nessa relação. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a necessidade de diálogo em uma perspectiva de (re)ligação entre arte, cidade e patrimônio nos espaços escolares. A pesquisa é do tipo bibliográfica, na qual os autores a partir de discussões sobre as temáticas elegem as categorias e fontes teóricas. Conclui-se que a comunidade escolar necessita romper com preconceitos e avançar para uma educação estética que tenha o Patrimônio cultural da cidade como mediador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Maria de Sousa França, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professor Adjunto da UFPI. Doutor e Mestre em Educação pelo PPGE/UECE (2018 e 2013). Especialista em Didática pela UECE (2012). Graduado em Pedagogia pela UECE (2011). Licenciado em Arte e Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2015).

Gardner de Andrade Arrais, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professor Adjunto da UFPI. Doutor e Mestre em Educação pelo PPGE/UECE (2018 e 2013). Especialista em Didática pela UECE (2012). Graduado em Pedagogia pela UECE (2011). Licenciado em Arte e Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2015).

José Albio Moreira de Sales, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor do PPGE- UECE e do PPGArtes-IFCE. Doutor em História/História da Arte (UFPE), com Pós-Doutorado em Educação (UP, Pt), Bacharel em Arquitetura (UFC) e Licenciado em Arte e Educação (UNIGRAND). Líder do grupo de pesquisa IARTEH (UECE-CNPq).

Referências

ARGAN, G. C. “A história da arte e a cidade” e “Arte e cidade”. In: História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

BOMFIM, Z. Á. C. Cidade e afetividade: estima e construção dos mapas afetivos de

Barcelona e São Paulo. Fortaleza: Edições UFC, 2010.

BRESCIANI, M. S. (Org). Palavras da cidade. Porto Alegre: Editora Universitária UFRS, 2001.

BRASIL. Decreto Nº 3.551, de 04 de agosto de 2000. Institui o registro de bens culturais de natureza imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro e outras providências.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Seção II – da Cultura: Art. 216.

CALVINO, I. As cidades invisíveis. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

CAVALCANTE JÚNIOR, F. S. Por uma escola do sujeito: o método (con)texto de

letramento múltiplos. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.

CERTEAU. M. de. A invenção do cotidiano: 2 - morar, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 2003.

DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DUARTE Jr., J. F. O que é beleza. São Paulo: Brasiliense, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GALVANI, M. A. M. Leitura de imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola. Educação & Realidade - Dossiê arte e educação: arte, criação e Aprendizagem. v. 30, n. 2, 2005.

MACHADO, R. S. Sobre mapas e bússolas: apontamentos a respeito da abordagem

triangular. In: BARBOSA, A. M.; CUNHA, F. P. Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. p .64-79.

MEIRA, Marly Ribeiro. Educação estética, arte e cultura do cotidiano. In: PILAR, A. D. (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2011.

MORIN, E. A religação dos saberes. O desafio do século XXI. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

OSTROWER, F. Acasos e criação artística. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

PACHECO. E. A cidade educando a escola. In: TOLEDO. L. et. al. Cidade Educadora: a experiência de Porto Alegre. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire; Buenos Aires: Cidades Educadoras América Latina, 2004.

Publicado

2021-08-02

Como Citar

França, T. M. de S., Arrais, G. de A. ., & Sales, J. A. M. de . (2021). Diálogo entre escola e cidade: experiências estéticas com patrimônio cultural. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6552