Diálogo entre escola e cidade: experiências estéticas com patrimônio cultural
Palavras-chave:
Educação Estética, Experiência Estética, Patrimônio Cultural, CidadeResumo
Vivemos em uma sociedade que estimula o desligamento das raízes culturais, tendo como consequência a diluição de tudo o que é subjetivo, afetivo, sensível. A escola, a cidade e o patrimônio cultural, nesse cenário, encontram dificuldade em estabelecer relações. Com base nessa realidade e como contraponto defendemos a necessidade de diálogo, que ao invés de isolar, separar e reduzir, seja capaz de distinguir e unir, exercitando a (re)ligação, que conduz a compreensão dos múltiplos sentidos envolvidos nessa relação. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a necessidade de diálogo em uma perspectiva de (re)ligação entre arte, cidade e patrimônio nos espaços escolares. A pesquisa é do tipo bibliográfica, na qual os autores a partir de discussões sobre as temáticas elegem as categorias e fontes teóricas. Conclui-se que a comunidade escolar necessita romper com preconceitos e avançar para uma educação estética que tenha o Patrimônio cultural da cidade como mediador.
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