A escola como espaço de aprendizagem crítica: ensinamentos de Vygotsky e Saviani
Palavras-chave:
Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica, Saviani, VygotskyResumo
O presente trabalho apresenta um estudo teórico sobre a Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani e a Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky analisando sua possível utilização na Educação Infantil na rede pública de ensino. O seu principal objetivo é analisar o desenvolvimento dessas teorias com crianças e sua incidência no desenvolvimento. Os procedimentos metodológicos foram orientados pela abordagem qualitativa, por intermédio da revisão bibliográfica, possuindo como aporte os autores: Dermeval Saviani (2008, 2011), Vygotsky (2010), Newton Duarte (2013), entre outros. Os resultados nos mostram que a aprendizagem afeta o desenvolvimento dos discentes e que, dependendo da metodologia e da mediação, é possível não apenas alfabetizar nossas crianças, mas também criar seres críticos.
Downloads
Referências
BERNARDO, L.A.; PINA, L.D. “Descobrindo o corpo humano”: a prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil. Revista HISTEDBROn-line, Campinas, nº 52, p. 301-320, set. 2013
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
DUARTE, Newton. Vigotski e a pedagogia histórico-crítica: a questão do desenvolvimento psíquico. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n. 1, p.19-29, jan./abr. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2150. Acesso em: 15 jan. 2022
LUCCI, Marcos Antonio. A Proposta de Vygotsky: A Psicologia Sócio-Histórica. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, Acesso em 12 jan. 2022
LUCKESI, Cipriano Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Cortez, 1994. p.53-74.
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A prática pedagógica histórico-
crítica na educação infantil e no ensino fundamental. 1. ed.
Campinas-SP: Autores Associados, 2011.
MARTINS, L. M. Os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. In Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 130-143, dez. 2013.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas, SP – Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
VIGOTSKII, L.S, LURIA, A. R, LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11° edição – S
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Aline dos Santos Pereira, Aline de Freitas Oliveira, Maria Lenúcia de Moura
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.