A escola como espaço de aprendizagem crítica: ensinamentos de Vygotsky e Saviani

Autores

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica, Saviani, Vygotsky

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo teórico sobre a Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani e a Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky analisando sua possível utilização na Educação Infantil na rede pública de ensino. O seu principal objetivo é analisar o desenvolvimento dessas teorias com crianças e sua incidência no desenvolvimento. Os procedimentos metodológicos foram orientados pela abordagem qualitativa, por intermédio da revisão bibliográfica, possuindo como aporte os autores: Dermeval Saviani (2008, 2011), Vygotsky (2010), Newton Duarte (2013), entre outros. Os resultados nos mostram que a aprendizagem afeta o desenvolvimento dos discentes e que, dependendo da metodologia e da mediação, é possível não apenas alfabetizar nossas crianças, mas também criar seres críticos.

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Biografia do Autor

Aline dos Santos Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduação em Licenciatura em Pedagogia.

Aline de Freitas Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Estudante de Licenciatura em Pedagogia, bolsista de Iniciação Científica na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central

Maria Lenúcia de Moura, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Cursou o Pós doutorado na Universidade Federal da Paraíba, no Programa de pós-graduação em Educação. Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG/PPGH e mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará/UFC/PPGE.

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

Pereira, A. dos S. ., Oliveira, A. de F. ., & Moura, M. L. de . (2022). A escola como espaço de aprendizagem crítica: ensinamentos de Vygotsky e Saviani. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8745