A escola como espaço de aprendizagem crítica: ensinamentos de Vygotsky e Saviani
Palavras-chave:
Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica, Saviani, VygotskyResumo
O presente trabalho apresenta um estudo teórico sobre a Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani e a Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky analisando sua possível utilização na Educação Infantil na rede pública de ensino. O seu principal objetivo é analisar o desenvolvimento dessas teorias com crianças e sua incidência no desenvolvimento. Os procedimentos metodológicos foram orientados pela abordagem qualitativa, por intermédio da revisão bibliográfica, possuindo como aporte os autores: Dermeval Saviani (2008, 2011), Vygotsky (2010), Newton Duarte (2013), entre outros. Os resultados nos mostram que a aprendizagem afeta o desenvolvimento dos discentes e que, dependendo da metodologia e da mediação, é possível não apenas alfabetizar nossas crianças, mas também criar seres críticos.
Downloads
Referências
BERNARDO, L.A.; PINA, L.D. “Descobrindo o corpo humano”: a prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil. Revista HISTEDBROn-line, Campinas, nº 52, p. 301-320, set. 2013
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
DUARTE, Newton. Vigotski e a pedagogia histórico-crítica: a questão do desenvolvimento psíquico. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n. 1, p.19-29, jan./abr. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2150. Acesso em: 15 jan. 2022
LUCCI, Marcos Antonio. A Proposta de Vygotsky: A Psicologia Sócio-Histórica. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, Acesso em 12 jan. 2022
LUCKESI, Cipriano Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Cortez, 1994. p.53-74.
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A prática pedagógica histórico-
crítica na educação infantil e no ensino fundamental. 1. ed.
Campinas-SP: Autores Associados, 2011.
MARTINS, L. M. Os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. In Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 130-143, dez. 2013.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas, SP – Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
VIGOTSKII, L.S, LURIA, A. R, LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11° edição – S
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Aline dos Santos Pereira, Aline de Freitas Oliveira, Maria Lenúcia de Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.