As narrativas de Sandra de Souza Menezes: formação e docência na educação infantil
Palavras-chave:
Biografia, Formação docente, Sandra de Souza MenezesResumo
Elaborado a partir de narrativas biográficas, este estudo concebe as dimensões da experiência da escolarização e da formação de uma professora. Portanto, assumiu como objetivo biografar Sandra de Souza Menezes com ênfase na sua formação e na sua prática na educação infantil. De origem simples, a biografada cursou toda a educação básica em escola pública, destacando o Instituto de Educação do Ceará como a melhor delas. Apesar das dificuldades materiais, conseguiu concluir a formação em nível superior e tornar-se professora. Nessa perspectiva, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho biográfico, amparada nos pressupostos teórico-metodológicos da História Oral. Para tanto, foi realizada uma entrevista via WhatsApp. Constatou-se, a partir das suas narrativas que Sandra de Souza teve uma formação que contribui sobremaneira para a sua atuação, tornando-a ciente da sua função social, a educação integral da criança da educação infantil.
Downloads
Referências
ALBERTI, V. Ouvir contar: textos em História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
ALBERTI, V. Manual de História Oral. 3 ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
ARAÚJO, H. de L. M. R. Escola Normal cearense em foco: perspectiva histórica e da prática docente no estágio supervisionado. Fortaleza: EdUECE, 2012.
BARBOSA, R. P.; SABOIA, V. S. M. Diversidade e construção da identidade da criança no cotidiano da educação infantil. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1–3, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4512. Acesso em: 11 jul. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, de 20 de dezembro de 1996.Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 jul. 2018.
COSTA, M. A. A. da; SILVA, F. M. C. da; SOUZA, D. da S. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev.Pemo, v. 1, n. 1, p. 1–14, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i1.3476. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 11 jul. 2021.
DOSSE, F. A biografia à prova da identidade narrativa. Escritas do Tempo, v. 2, n. 4, p. 7-36, 30 jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1249. Acesso em: 10 jul. 2021.
FIALHO, L. M. F.; FREIRE, V. C. C. Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cadernos de História da Educação, v. 17, p. 343, 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/43290. Acesso em: 29 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. S.; QUEIROZ, Z. F. Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra. Educação Unisinos, v. 23, p. 48-67, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.231.04. Acesso em: 28 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; QUEIROZ, Z. F. Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do Norte. Educar em Revista, v. 34, p. 67-84, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40602018000400067&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SA, E. C. V. Educadora Henriqueta Galeno: a biografia de uma literata e feminista (1887- 1964). História da Educação, v. 22, p. 169-188, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/75182. Acesso em: 29 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SANTOS, H. F.; FREIRE, V. C. C. Biografia da Professora Raquel Dias Araújo: um olhar sobre a docência universitária e a militância política. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20562/12765. Acesso em: 29 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A.; NASCIMENTO, L. B. S. Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará. Roteiro, v. 45, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23790. Acesso em: 29 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, N. M. C.; DIAZ, J. M. H. Rosa Maria Barros Ribeiro: memórias da trajetória formativa para docência. Revista Cocar, v. 8, p. 371-387, 2020. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3083. Acesso em: 29 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F; CARVALHO, S. O. C. História e memória do percurso educativo de Célia Goiana. Série-Estudos, Campo Grande, v. 22, p. 137-157, 2017. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/992. Acesso em: 28 abr. 2021.
FIALHO, L.M. F.; CARVALHO, S. O. C.; NASCIMENTO, L. B. S. Memórias de Maria Helena da Silva: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970). Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 335, 2021. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14922. Acesso em: 28 abr. 2021.
FIALHO, L.M. F.; DÍAZ, J. M.H. Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra. Revista Diálogo Educacional, v. 20, p. 775-796, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26441. Acesso em: 28 abr. 2021.
FIALHO, L.M. F.; SOUSA, F. G. A. de. Irmã Elisabeth Silveira e a educação feminina no Colégio da Imaculada Conceição, Fortaleza-CE. Revista Diálogo Educacional, v. 21, p. 191-316, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/27388. Acesso em: 28 abr. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
FOLLE, A.; et al. Nível de (in)satisfação profissional de professores de Educação Física da Educação Infantil. Motriz, v. 14 n. 2, p.124-134, abr./jun. 2008. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1198. Acesso em: 11 jul. 2021.
FOX, M. L. Distribuição da renda no Brasil: dados mais exatos e novas descobertas. Revista de Administração de Empresas, v. 24, n. 2, p. 29-39, 1984. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/7yQhGFsmnNzd5n8xtym7XGH/?lang=pt#. Acesso em: 10 jul. 2021.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.
LOPES, T. M. R.; SOUSA, F. G. A.; FIALHO, L. M. F. Maria Zuíla e Silva Morais: Pioneirismo e protagonismo na fundação da Apae de Juazeiro. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, p. 89-108, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/35197. Acesso em: 29 abr. 2021.
LORIGA, S. O pequeno x: da biografia à história. Tradução de Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. (Coleção História e Historiografia).
MENDES, M. C. F.; COSTA, M. A. A.; BRANDENBURG, C.; FIALHO, L. M. F. Iolanda dos Santos Mendonça: a participação das mulheres em movimentos indígenas (1970-2000). Cambios y Permanencias, v. 11, p. 828-853, 2020. Disponível em: https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistacyp/article/view/11094. Acesso em: 29 abr. 2021.
MENDES, M. C. F.; FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S. Argentina Pereira Gomes: disseminação de inovações didáticas na educação primária na década de 1930. Revista Diálogo Educacional, v. 19, p. 527-550, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/24959/23519. Acesso em: 28 abr. 2021.
PESAVENTO, S. J. História & História Cultural. 3. ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
PERROT, M. Minha história das mulheres. Tradução de Angela M. S. Côrrea. 2 ed.; 6 reimp. São Paulo: Contexto, 2019.
SANTOS, L. S. dos. O que a escuta das crianças revela sobre os currículos praticados na Educação Infantil?. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5119. Acesso em: 11 jul. 2021.
STASCXAK, F. M. Autobiografia de professores egressos das licenciaturas em
Regime Especial na Universidade Estadual Vale do Acaraú. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formação de Formadores) - Universidade Estadual do Ceará, 2018. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=89601. Acesso em: 11 jul. 2021
XAVIER, A. R.; FIALHO, L. M. F.; VASCONCELOS, J.G.(Orgs.). História, Memória e Educação: aspectos conceituais e teórico-epistemológicos. Fortaleza: EdUECE, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Laissa Karen Faustino Santos, Núbia Maria Gomes Silveira, Francinalda Machado Stascxak
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.