As narrativas de Sandra de Souza Menezes: formação e docência na educação infantil

Autores

Palavras-chave:

Biografia, Formação docente, Sandra de Souza Menezes

Resumo

Elaborado a partir de narrativas biográficas, este estudo concebe as dimensões da experiência da escolarização e da formação de uma professora. Portanto, assumiu como objetivo biografar Sandra de Souza Menezes com ênfase na sua formação e na sua prática na educação infantil. De origem simples, a biografada cursou toda a educação básica em escola pública, destacando o Instituto de Educação do Ceará como a melhor delas. Apesar das dificuldades materiais, conseguiu concluir a formação em nível superior e tornar-se professora. Nessa perspectiva, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho biográfico, amparada nos pressupostos teórico-metodológicos da História Oral. Para tanto, foi realizada uma entrevista via WhatsApp. Constatou-se, a partir das suas narrativas que Sandra de Souza teve uma formação que contribui sobremaneira para a sua atuação, tornando-a ciente da sua função social, a educação integral da criança da educação infantil.

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Biografia do Autor

Laissa Karen Faustino Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda de Pedagogia - Universidade Estadual do Ceará

Núbia Maria Gomes Silveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Serviço Social - Universidade Estadual do Ceará. Graduanda em Pedagogia - Universidade Estadual do Ceará.

Francinalda Machado Stascxak, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação –UECE, Especialista em Formação de Formadores (UECE). Especialista em Gestão e Coordenação Escolar (Uni7). Membro do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO).

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

Santos, L. K. F. ., Silveira, N. M. G. ., & Stascxak, F. M. . (2021). As narrativas de Sandra de Souza Menezes: formação e docência na educação infantil. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6379