Atendimento Educacional Especializado: articulação docente durante a pandemia
Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado, Atendimento Remoto, Articulação, DeficiênciaResumo
Objetiva-se com o estudo, relatar como se deu o contínuo desenvolvimento acompanhado pelo Atendimento Educacional Especializado ao aluno da rede municipal de ensino de Fortaleza, minimizando possíveis regressões e brechas do desenvolvimento cognitivo causados por este extenso período de pandemia. Problema identificado, como realizar procedimentos: entrevistas, avaliações e atendimentos neste contexto de pandemia que deem continuidade ao trabalho que já estava sendo realizado antes da pandemia? Metodologia: relato de experiência no atendimento remoto, com etapas síncronas e assíncronas, por vídeo chamadas e pelo Google Meet, questionários aos professores e jogos pelo wordall. Os resultados e discussões foram embasados em leis e regulamentos, aporte teórico (KASSAR, 2013). Conclui-se, que a articulação do professor do A.E.E com a comunidade escolar tornou possível manter os atendimentos no formato remoto.
Downloads
Referências
BRASIL, Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 15 jul. 2021.
DANTAS; L.M. GOMES; A. L. L. A prática colaborativa entre ensino regular e Educação Especial: trajetórias possíveis no cotidiano de uma escola pública. Revista de Educação, Ciências e Cultura, Canoas, v. 25, n. 1, 2020. Disponível em: http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao. Acesso em: 23 jun.2021
FORTALEZA, Prefeitura de Fortaleza. Fortaleza é primeiro lugar em cobertura percentual de matrículas de tempo integral no Brasil. Prefeitura de Fortaleza, Educação, 06 jan. 2020. Disponível em: https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/fortaleza-e-primeiro-lugar-em-cobertura-percentual-de-matriculas-de-tempo-integral-no-brasil. Acesso em: 07 jun. 2021.
FORTALEZA, Secretaria Municipal da Educação. Proposta Curricular para Educação Infantil da Rede Municipal da Educação de Fortaleza-Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza,2016.
GLAT, R; PLETSCH, M. D. Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais. Rio de Janeiro: EdUERJ,2012.
KASSAR, Mônica. Estudos na Perpectiva de Vigotsky: gênese e emergência das funções psicológicas/ Ana Luiza Bustamante Smolka, Ana Lúcia Horta Nogueira, ( organizadores). 1.ed. Campinas, SP: mercado das letras, 2013.
SANTOS, M. dos .; SANTOS, A. M. dos . A criança com síndrome de down no ensino regular: como promover sua inclusão. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5869. Acesso em: 13 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cássia Eufrásia da Silva Costa, Rosimeyre Rodrigues de Sousa, Maria Selta Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.