A BNCC e a importância do brincar na Educação Infantil
Palavras-chave:
Brincadeira, Legislação, Criança, Infância, EducaçãoResumo
Esse escrito tem como temática a importância da brincadeira na educação infantil e as implicações da Base Nacional Comum Curricular para essa etapa da Educação Básica. Objetivamos analisar a importância da brincadeira como um direito de aprendizagem e desenvolvimento na infância. Para atingir o objetivo proposto nessa investigação, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo como base o documento da Base Nacional Curricular para a Educação Infantil, para entender como a legislação norteia a ações na educação das crianças. Como principais fundamentos teóricos nos embasamos nos escritos de Brougére (2008), Oliveira (2019) e Barbosa e Horn (2008). Como resultado compreendemos que a brincadeira na infância possibilita diversas aprendizagens, desenvolvendo habilidades relacionadas ao âmbito da linguagem, da cognição, dos valores e da sociabilidade.
Downloads
Referências
BARBOSA, M. C. S.; HORN, Maria da Graça S. Projetos pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, pág. 265-274, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 25 jul. 2021.
BROUGÉRE. G. Os brinquedos e a socialização da criança. In: BROUGÉRE. G. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 2008.
KISHIMOTO, T. M.. O jogo e a educação infantil. 1a ed. São Paulo: Pioneira, 1994.
OLIVEIRA, Z. R. de. O trabalho do professor na educação infantil. 3a ed. São Paulo: Biruta, 2019.
SILVA, C. H. do N. .; CARVALHO, M. O. P. de .; PARENTE, J. R. F. . O brincar e as brincadeiras populares em espaços não escolares. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6279. Acesso em: 28 jul. 2021.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: O desenvolvimento dos Processos psicológicos superiores. Trad . Jose Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Aleche. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mayara Alves Loiola Pacheco , Priscilla Viana Cavalcante, Renata Glicia Ferrer Pimentel Santiago
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.