v. 6 n. 1 (2025): Ensino em Perspectivas

					Visualizar v. 6 n. 1 (2025): Ensino em Perspectivas
Publicado: 2025-01-21

Artigos

  • Análise do conhecimento de acadêmicos em Farmácia acerca do tema Avaliação de Tecnologias em Saúde

    Lanielle Késia Peixoto Lima, Luciana Macatrão Nogueira Nunes
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14847
  • Alfabetizar letrando com fábulas: um relato de uma sequência didática

    Rian Rodrigues de Souza
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16543
  • Juventudes escolarizadas de Viamão (RS) e seus projetos de vida: futuros possíveis ou desejáveis?

    Raquel Amaro da Silveira Torres, Victor Hugo Nedel Oliveira
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14965
  • Direitos Humanos e violência contra a mulher

    Eliza Alves Landim
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16592
  • O papel fundamental da inclusão escolar no desenvolvimento de crianças com autismo: uma reflexão

    Jairon da Conceição Lima, Eduardo Brito Cardoso
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15614
  • Consciência fonológica: o uso do quebra-cabeça silábico em atividades de alfabetização

    Maria Geovana Pires Teixeira, Antonia Leila Gonçalves de Carvalho Evaristo, Tabyta Rayany Pereira Gomes
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16605
  • A nova epistemologia da educação: diálogo e sentido na interdisciplinaridade

    Daniel Henrique Faustino, Jean Mac Cole Tavares Santos, Josélia Carvalho de Araújo
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16182
  • Educação Antirracista através da Semana de Africanidades na EMTI Professor Prisco Bezerra

    Lucas Nobre Gomes
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16505
  • Altas Habilidades/Superdotação: desafios docentes na prática inclusiva

    Felipe Fernandes de Almeida, Lidiane Moura Barrozo Souza, Francisco Wagner Soares Oliveira
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16515
  • Ensino de Geografia e Cartografia Escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

    Guilherme Matos de Oliveira, João Vitor Matos de Oliveira
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14380
  • Adultização e sexualização infantil: relações de gênero, classe e raça

    Amabyly Paulina Carvalho Pessoa, Ana Vitória Batista da Silva
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16520
  • João Müsch e Leopoldo Machado em seus (des)caminhos: Perspectivas Educacionais em Nova Iguaçu (1930 – 1965)

    Leonardo Luiz da Silva
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14942
  • História e Educação Ambiental: reflexões sobre desafios contemporâneos ambientais

    Larissa Guimarães de Sousa Cavalcante
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16554
  • A contribuição da psicomotricidade no processo de alfabetização de alunos do segundo ano (anos iniciais): uma revisão sistemática da literatura

    Alexandre Souza da Silva, Maria Rosângela de Souza
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15604
  • As marcações do MOBRAL em Guaiúba-CE em 1970

    Laisa Bibiano Nascimento
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16602
  • Preparação para o Trabalho Final de Curso: percepções de estudantes de engenharia sobre a experiência formativa

    Ana Paula Cecatto
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16011
  • Língua Portuguesa e multiletramentos: diálogos com Beyoncé

    Carolina Pequeno Ferreira Medeiros
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16513
  • article The role of music education in the formation and development of children's personality The role of music education in the formation and development of children's personality

    Tran Duy Toan, Quynh Le Nu Nhu
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14916
  • Educação Ambiental na EJA: o e-lixo como temática para formação cidadã sustentável

    Francisca Geovania de Araujo, Antonio Wlisses da Silva, Jonarc Paula de Oliveira
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16545
  • Análise do comportamento e cultura: impactos histórico-culturais no reforço de padrões comportamentais racistas no Brasil

    Natanael Franca Souza, Gabriel Santana de Souza, Maria Heloísa Bitencourt de Souza Xavier, Bruna Silva Souto, Gênesis Guimarães Soares
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15110
  • A condição do “ser” na poesia modernista de Drummond e Gullar

    Jocicleide Arruda de Freitas
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16594
  • Narrativas autobiográficas de estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre suas experiências com o adoecimento

    Salatiel da Rocha Gomes, Jackeline Sarmento Gomes
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15657
  • Plano de divulgação científica em projeto de formação editorial e qualificação de periódicos

    Lia Machado Fiuza Fialho, José Airton de Freitas Pontes Júnior, Maria del Carmen Fernández Morante, Armando Alcántara Santuario, Igor Cigarroa Cuevas, Eva Álvarez Ramos, Mariana Lacayo Campos, Miguel Ángel Herrera Pavo, Abelardo Juvenal Montiel Benitez, Íris Susana Pires Pereira
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16400
  • O storytelling e as tecnologias digitais: a arte de ensinar por meio de histórias

    Ana Stella Bezerra Saraiva Paschoal
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16506
  • Concepção de Estado, Educação, Escola e Hegemonia em Antonio Gramsci

    João José Tomaz Aquino de Morais
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16516
  • Possibilidades interdisciplinares da educação para as sexualidades no Documento Curricular Referencial do Ceará

    Francisco Nunes de Sousa Moura
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14784
  • Educação ambiental e sustentabilidade no contexto da Década do Oceano

    Laiza Souza Leite, Antônia Andreza Moreira dos Santos Andrade, Francisca Tayane de Souza Amorim
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16521
  • Narrativas Orais sobre as Semanas do Bebê voltado para a Primeira Infância em Óbidos/PA

    Keven Brayan Assunção de Vasconcelos Bentes
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14956
  • Análise da Escola São Francisco de Assis na cidade de Sobral no Estado do Ceará

    Juscelino Chaves Sales
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16556
  • Compreensões sobre o planejamento de ensino em uma escola pública municipal de Fortaleza-CE

    Francisca Genifer Andrade de Sousa, Lia Machado Fiuza Fialho
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15609
  • Rupturas e adaptações na passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio

    Maria Adrielly Correia de Castro, Ayla Cassiano Vieira Gomes, Luyara Duarte de Souza
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16604
  • Metamorfose entre versos: contribuições da experiência extensionista do Alvorecer Literário na formação discente do IFRN/MO

    Marcelo Henrique Medeiros Santiago, Sarah Miryan Ferreira Nascimento, Ana Maria do Nascimento Moura
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16017
  • “Que lenda é essa?”: gamificação e formação leitora no ensino fundamental

    Leiliane Clemente dos Santos
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16504
  • Inclusão: um olhar do diretor escolar

    Emilly Leticia de Souza Medeiros, Mirele Hadassa Bezerra de Oliveira
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16514
  • Gamificação e infrequência escolar: estudo de caso em disciplina eletiva

    João Pedro Mardegan Ribeiro
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14296
  • Do ensino à identidade: desafios e perspectivas da formação docente no Brasil De la educación a la identidad: desafíos y perspectivas de la formación docente en Brasil

    Lorrane Lima do Nascimento
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14936
  • O processo migratório do Ensino Médio Integral para EJA na EEMTI José Tristão Filho

    Maria Gessiane dos Santos Alves
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16550
  • Uso das TDICs no Ensino Interdisciplinar de Física e Química: Revisão Sistemática da Literatura

    Abraão Lincon Pinheiro Bastos, Jarbas Sousa de Mendonça Sobrinho, Paulo de Tarso Cavalcante Freire, Silvany Bastos Santiago
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15341
  • Práxis da extensão universitária: contribuição com a gestão democrática da Rede Municipal de Ensino

    Antonia Rilzonete de Castro Batista, Engride Katiuscia Ferreira da Silva
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16008
  • Infância e natureza: leituras de Rousseau para a Educação Infantil

    Bianca Polli Rodrigues
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16507
  • Motion verbs in vietnamese and english

    Phuong Vo
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.12672
  • Infância e natureza: práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil

    Maria Nayane Paz Bandeira
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16517

Relato de experiência

  • Pet Pedagogia UVA e o dia mundial de combate ao trabalho infantil

    Judite Dalila Aguiar Silva
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16502
  • Avaliação na Educação Infantil: Reflexões sobre a prática e seus pressupostos

    Carlos Rafael Monteiro Brasil
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14175
  • Relato de experiência: o quanto da África tenho em mim

    Sandra Regina Santos do Vale
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16518
  • Mapeamento e identificação das árvores nas dependências do Colégio Estadual Cívico - Militar Papa João Paulo I

    Francisco Pavão, André Luiz Montanheiro Rocha
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16633
  • Uso de metodologias ativas no ensino de saúde sexual

    Lyandra Maria de Sousa Barbosa, Cássio Marinho Campelo, Gabrielle Silva Marinho
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16519
  • Vivências do PET - Pedagogia em espaços escolares: experiência no CEI Arry Rocha

    Simone Rodrigues Alves, Maria Veriany Menezes de Souza, Luciano Gutembergue Chaves Bonfim
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16595
  • Numerais Kariri: o conhecimento abstrato ancestral como ferramenta de retomada

    Cícero de Moura Lima
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16501