“Professora, a minhoca fugiu!” Relato de prática na Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Crianças, Educação Infantil, Vivências

Resumo

Este texto tem como objetivo compartilhar vivências de um grupo de crianças, de 2 e 3 anos de idade, e suas professoras, realizadas no ano de 2017, no Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação (NEI-EPE), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O recorte escolhido para esta comunicação compreende o Projeto de Turma do segundo semestre daquele ano, ocasião em que a turma recebe um minhocário e inicia suas primeiras investigações sobre minhocas. Para contribuir com a ampliação do repertório das crianças, a proposta contemplou diferentes linguagens que, articuladas com a brincadeira e interações, eixos do currículo na educação infantil, oportunizaram momentos de aprendizagens significativas, refletindo também no desenvolvimento de novas habilidades para a resolução de situações do cotidiano.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilma Antunes Silva, Universidade Federal de São Paulo

Pedagoga, mestra e doutora em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora EBTT no Núcleo de Educação Infantil- escola Paulistinha de Educação, da Unifesp

Referências

ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

CAMARGO, A. R. O.; ARAÚJO, T.V; MENDES, A. C. Experiências brincantes dos bebês: sagu e fubá. In: SILVA, D. A. Educação Infantil: políticas, práticas e formação de professoras (es). Ponta Grossa, PR: 2021, p. 13-23. DOI: 10.22533/at.ed.724211003. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597175. Acesso em: 06 jul. 2021.

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL- ESCOLA PAULISTINHA DE EDUCAÇÃO. Relatório semestral (Materna I B). 2° semestre de 2017. São Paulo: NEI-EPE, Unifesp, 2017.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Currículo integrador da infância paulistana. São Paulo: SME/DOT, 2015.

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Silva, D. A. . (2021). “Professora, a minhoca fugiu!” Relato de prática na Educação Infantil . Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–7. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6715