Formação inicial de professores: metodologias ativas, ênfase na modelagem matemática

Autores

Palavras-chave:

Formação inicial de professores de Matemática, IFCE campus Crateús, Metodologias ativas, Modelagem Matemática

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo, apresentar as concepções de professores e licenciandos do curso de Matemática do IFCE Campus Crateús acerca da importância das Metodologias Ativas, com ênfase na Modelagem Matemática na formação inicial de professores. A fundamentação teórica do estudo foi construída com base na discursão de Cecy, Oliveira e Costa (2013) sobre as Metodologias ativas, pelas concepções de Barbosa (2012), sobre Modelagem matemática, entre outros autores. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário on-line, disponibilizado aos docentes das áreas especifica e pedagógica que atuam no curso de matemática, e licenciandos cursando o sexto e oitavo semestre do curso. Os resultados obtidos mostram que os participantes avaliam positivamente o uso dos métodos ativos, acreditando no desenvolvimento e/ou potencialização de competências e habilidades relacionadas a essas metodologias e na importância delas como recursos para a sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Camila Soares Ferro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Estudante de Licenciatura em Matemática – IFCE.

Antonia Karla Bezerra Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Mestra em Avaliação de Políticas Públicas – UFC. Pedagoga – FAEC/UECE. Docente de Fundamentos da Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crateús. Poetisa, contadora de histórias, cineclubista e agitadora cultural.

Referências

BARBOSA, Angela Afonsina de Souza: Modelagem matemática: relatos de professores. Curitiba, 2012.

NÓVOA, Antônio et al. Profissão Professor. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1999. 192p.

D’AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. N2. Brasilia. 1989. P. 15-19.

CECY, Carlos; OLIVEIRA, Geraldo Alécio de; COSTA, Eula Maria de Melo Barcelos (Org). Metodologias Ativas: aplicações e vivências em Educação Farmacêutica. Brasília: ABENFARBIO, 2013.

VIECILI, Cláudia Regina Confortin. Modelagem matemática: uma proposta para o ensino da matemática; 2006.

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Ferro, F. C. S. ., & Gomes, A. K. B. (2021). Formação inicial de professores: metodologias ativas, ênfase na modelagem matemática. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6371