Formação inicial de professores: metodologias ativas, ênfase na modelagem matemática
Palavras-chave:
Formação inicial de professores de Matemática, IFCE campus Crateús, Metodologias ativas, Modelagem MatemáticaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo, apresentar as concepções de professores e licenciandos do curso de Matemática do IFCE Campus Crateús acerca da importância das Metodologias Ativas, com ênfase na Modelagem Matemática na formação inicial de professores. A fundamentação teórica do estudo foi construída com base na discursão de Cecy, Oliveira e Costa (2013) sobre as Metodologias ativas, pelas concepções de Barbosa (2012), sobre Modelagem matemática, entre outros autores. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário on-line, disponibilizado aos docentes das áreas especifica e pedagógica que atuam no curso de matemática, e licenciandos cursando o sexto e oitavo semestre do curso. Os resultados obtidos mostram que os participantes avaliam positivamente o uso dos métodos ativos, acreditando no desenvolvimento e/ou potencialização de competências e habilidades relacionadas a essas metodologias e na importância delas como recursos para a sala de aula.
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Referências
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