Culturas afrodiaspóricas e educação: percepção de docentes IFCE campus Canindé

Autores

Palavras-chave:

Culturas afrodiaspóricas, Breakdance, Capoeira, Educação

Resumo

O termo culturas afrodiaspóricas” é compreendido como código e símbolo cultural que se expandiu no mundo por meio da diáspora, ou seja, através da migração forçada dos povos africanos. Inferimos que práticas corporais advindas desse fato histórico mundial, a exemplo da capoeira e do breakdance, são essenciais no percurso educativo formal. Portanto, nosso objetivo geral é compreender a percepção dos professores do IFCE campus Canindé a respeito dessas culturas. Através dessa pesquisa qualiquantitativa, que contou com a participação de 22 docentes e que foi realizada durante o período de 07 à 21 de junho de 2021 encontramos os seguintes resultados: O baixo contato dos docentes, durante a formação inicial, com culturas afrodiaspóricas em geral; contudo, mais de 50% dos entrevistados abordam questões raciais em sala de aula e percebem a capoeira e o breakdance como objetos de ensino, destacando o valor multidisciplinar e interdisciplinar dessas práticas no âmbito escolar.

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Biografia do Autor

Nilston Filho Ferreira Santos, IFCE

Discente do curso de Licenciatura em Educação Física, IFCE, campus Canindé, bolsista Pibic/IFCE, com experiências em pesquisas sobre culturas afrodiaspóricas. Capoeirista, bboy e um dos atuais líderes da associação Expressão de Rua.

Sammia Castro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutora e Mestre em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará); Especialista em Arte, Educação e Cultura Popular (Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro); Graduação em Educação Física (Universidade Estadual do Ceará) e em Pedagogia (Universidade Cândido Mendes).

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Publicado

2021-08-12

Como Citar

Santos, N. F. F., & Silva, S. C. . (2021). Culturas afrodiaspóricas e educação: percepção de docentes IFCE campus Canindé . Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6663