Culturas afrodiaspóricas e educação: percepção de docentes IFCE campus Canindé

Autores

Palavras-chave:

Culturas afrodiaspóricas, Breakdance, Capoeira, Educação

Resumo

O termo culturas afrodiaspóricas” é compreendido como código e símbolo cultural que se expandiu no mundo por meio da diáspora, ou seja, através da migração forçada dos povos africanos. Inferimos que práticas corporais advindas desse fato histórico mundial, a exemplo da capoeira e do breakdance, são essenciais no percurso educativo formal. Portanto, nosso objetivo geral é compreender a percepção dos professores do IFCE campus Canindé a respeito dessas culturas. Através dessa pesquisa qualiquantitativa, que contou com a participação de 22 docentes e que foi realizada durante o período de 07 à 21 de junho de 2021 encontramos os seguintes resultados: O baixo contato dos docentes, durante a formação inicial, com culturas afrodiaspóricas em geral; contudo, mais de 50% dos entrevistados abordam questões raciais em sala de aula e percebem a capoeira e o breakdance como objetos de ensino, destacando o valor multidisciplinar e interdisciplinar dessas práticas no âmbito escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilston Filho Ferreira Santos, IFCE

Discente do curso de Licenciatura em Educação Física, IFCE, campus Canindé, bolsista Pibic/IFCE, com experiências em pesquisas sobre culturas afrodiaspóricas. Capoeirista, bboy e um dos atuais líderes da associação Expressão de Rua.

Sammia Castro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutora e Mestre em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará); Especialista em Arte, Educação e Cultura Popular (Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro); Graduação em Educação Física (Universidade Estadual do Ceará) e em Pedagogia (Universidade Cândido Mendes).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9 394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental/MEC. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SFE, 1998.

BORGES, Elisabeth Maria de Fátima. A Inclusão da História e da Cultura Afrobrasileira e Indígena nos Currículos da Educação Básica. Revista Mestrado em História, v. 12, n. 1, Vassouras: 2010, p. 71-84.

CAMPOS, Hélio. Capoeira na escola. Salvador: EDUFBA, 1990. 153p.

CARVALHO, Cristina. Cidadania cultural e a formação de professores. Educação e Realidade. v. 26, n. 2 p. 75-87 2001.

MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismos na Escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

OLABUENAGA, J. I. R.; ISPIZUA, M.A. La descodificacion de la vida cotidiana: metodos de investigacion cualitativa. Bilbao, Universidad de deusto, 1989.

SANTOS, M. A. B. et al. Capoeira: um Esporte que educa. Revista de Educação Física e Desportos, Rio de Janeiro. Artus, v.8, n. 16, p. 30-32, 1985.

SOUZA, Maria de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2008.

SOUZA, J. Vozes da periferia. Revista Movimentos Socioculturais, especial, n. 4, 2007.

Publicado

2021-08-12

Como Citar

Santos, N. F. F., & Silva, S. C. . (2021). Culturas afrodiaspóricas e educação: percepção de docentes IFCE campus Canindé . Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6663