Culturas afrodiaspóricas e educação: percepção de docentes IFCE campus Canindé
Palavras-chave:
Culturas afrodiaspóricas, Breakdance, Capoeira, EducaçãoResumo
O termo culturas afrodiaspóricas” é compreendido como código e símbolo cultural que se expandiu no mundo por meio da diáspora, ou seja, através da migração forçada dos povos africanos. Inferimos que práticas corporais advindas desse fato histórico mundial, a exemplo da capoeira e do breakdance, são essenciais no percurso educativo formal. Portanto, nosso objetivo geral é compreender a percepção dos professores do IFCE campus Canindé a respeito dessas culturas. Através dessa pesquisa qualiquantitativa, que contou com a participação de 22 docentes e que foi realizada durante o período de 07 à 21 de junho de 2021 encontramos os seguintes resultados: O baixo contato dos docentes, durante a formação inicial, com culturas afrodiaspóricas em geral; contudo, mais de 50% dos entrevistados abordam questões raciais em sala de aula e percebem a capoeira e o breakdance como objetos de ensino, destacando o valor multidisciplinar e interdisciplinar dessas práticas no âmbito escolar.
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