Tecnologias no livro didático: possibilidades e limites para o ensino de história

Autores

Palavras-chave:

Livro didático, QR Code, Tecnologia Digital, Ensino de História

Resumo

O trabalho apresentado se refere ao resultado da pesquisa sobre tecnologias no livro didático: possibilidades e limites no ensino de história. Tivemos como objeto de estudo o Livro Didático, utilizamos como metodologia uma leitura e análise dos documentos oficiais do Ensino Médio, dialogamos com teóricos como Choppin (2004), Silva (2012) e Ralejo (2015), e fizemos catalogação e análise de quatro coleções aprovadas no PNLD de 2018. Nossa principal problemática foi entender qual o espaço que as tecnologias como QR Codes, links, filmes, imagens, entre outras ocupam dentro do livro didático. Portanto, identificamos a possibilidade de visitas a museus virtuais, a documentação oficial que não esteja nas páginas do livro. Os limites apontaram para a falta de estrutura tecnológica e conhecimento do docente com o uso destes recursos. Concluímos que a tecnologia digital pode contribuir para um ensino de história mais dinâmico e melhorar os usos do que o Livro Didático pode ofertar.

Downloads

Biografia do Autor

José Henrique Queiroz de Castro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduando em História pela Universidade Estadual do Ceará, Bolsista de Iniciação Cientifica – IC/UECE e participante do projeto de extensão “O professor de história e o patrimônio cultural: faz escuro, mas eu canto.”

Francisca Nilzete Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda em História pela Universidade Estadual do Ceará, Bolsista de Iniciação Cientifica- CNPq e participante do projeto de extensão “O professor de história e o patrimônio cultural: faz escuro, mas eu canto.”

Referências

ALVES, Alexandre e OLIVEIRA, Leticia Fagundes de. Conexões com a História. 3ª Ed., Moderna, 3 v, São Paulo, 2016.

BRASIL, Ministério da Educação. PNLD 2018: História – Guia de Livros Didáticos – Ensino Médio/Ministério da Educação – Secretária de Educação.

CAMPOS, Flávio de; PINTO, Júlio Pimentel; CLARO, Regina. Oficina de História, Editora Leya, 2016.

CHOPPIN. A. História dos Livros e das Edições Didáticas: Sobre o Estado da Arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004.

COTRIM, Gilberto. História Global, Editora Saraiva, 2016.

RALEJO, Adriana. Livro didático e novas tecnologias: impactos na produção do conhecimento histórico escolar, Educação Básica Revista, vol.1, n.2, p.5-26, 2015.

SILVA. Isaíde Bandeira da. O Livro Didático de História: escolhas, usos e percepções de professores e alunos no cotidiano escolar. Educação e Filosofia Uberlândia, v. 26, n. 52, p. 565-597, jul./dez. 2012.

VICENTINO, Cláudio e VICENTINO, Bruno, Olhares da história: Brasil e mundo, 1ª. ed. Scipione, 3 v, São Paulo, 2016.

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Castro, J. H. Q. de ., & Pinheiro, F. N. . (2021). Tecnologias no livro didático: possibilidades e limites para o ensino de história. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–6. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6291