A importância das disciplinas de História e Geografia no Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Autores

Palavras-chave:

Disciplinas, Professores, Ensino Fundamental, Anos Iniciais

Resumo

O ensino das disciplinas de História e Geografia é importantíssimo para todos os indivíduos, em especial para as crianças do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Diante disso,objetivamos analisar a importância das disciplinas citadas no Ensino Fundamental - Anos Iniciais da educação básica, apresentando, também, algumas dificuldades relatadas pelos professores em ministrá-las, nas turmas que compõem essa etapa, em decorrência das diversas avaliações externas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de cunho qualitativo,caracterizado como estudo de casos, desenvolvida nas disciplinas de Ensino de História e Ensino de Geografia, com conclusão na disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica IV, do curso de pedagogia, tendo como universo a cidade de Milhã-CE.Com amparo no levantamento bibliográfico e documental, com destaque os estudos de BARROS (2010), PABIS (2012), ALMEIDA, MARTINS, BORTOLOTI (2016), entre outros, assim como os relatos colhidos pelos docentes. Pretendemos contribuir para próximas pesquisas como, também, para os professores e alunos em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Erislania Feitoza, Faculdade Única De Ipatinga

Graduada em Letras Português pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, FECLESC/UECE. Especialista em Docência em letras e práticas pedagógicas; Pós-graduanda em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação pela Faculdade Única.

Joyce Barros Costa, Universidade Estadual do Ceará

Estudante de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará – UECE. Bolsista pelo programa PRAE com atividades voltadas para a instituição acadêmica.

Francisco Tiago da Silva Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Letras Português pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da Universidade Estadual do Ceará, FECLESC/UECE. Bolsista de Iniciação Científica voltada para a evasão estudantil nos cursos de licenciatura da FECLESC/UECE.

Referências

ALAVARSE, Ocimar Munhoz; BRAVO, Maria Helena; MACHADO, Cristiane. Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências. Fcc.org.br. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/1900/1882. Acesso em: 11 fev. 2021.

ALMEIDA, Marcelo; MARTINS, Aguinaldo; BORTOLOTI, Karen. Conteúdo, metodologia e prática de história e geografia. Rio de Janeiro. 1ª Edição. Editora: Estácio, 2016.

BARROS, José D’Assução. Geografia e História: Uma interdisciplinaridade mediada pelo o espaço. Geografia Londrina: Revista do programa de Pós-graduação em Geografia. 2010.

BRASIL. Base nacional comum curricular (BNCC). Brasília: MEC 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br Acesso em: jan. 2021.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio; COELHO, Hilbernon Fernandes; SANTOS, Christiano Ricardo dos. O ensino de história e geografia na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental: desafios permanentes. Ensino de Geografia, Urbelândia, v. 5, p. 150-166, jun. 2014. Disponível em: http://repositorio.unifap.br/bitstream/123456789/552/1/Artigo_EnsinoHistoriaGeografia.pdf . Acesso em: 22 jul. 2021.

PABIS, Nelsi Antônia. O ensino de história e geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Paraná: Unicentro, 2012. 137p.

VIEIRA, S. L. Educação Básica: Política e gestão da escola. Fortaleza: Liber Livro, 2008. P. 105-129.

Publicado

2021-07-24

Como Citar

Feitoza, F. E. ., Costa, J. B. ., & Pinheiro, F. T. da S. . (2021). A importância das disciplinas de História e Geografia no Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5986