Diversidade e construção da identidade da criança no cotidiano da educação infantil

Autores

Palavras-chave:

Diversidade, Identidade, Educação Infantil

Resumo

O estudo ora proposto busca refletir acerca da diversidade e construção da identidade da criança no cotidiano da educação infantil, alicerça-se inicialmente em pesquisa bibliográfica na LDB/1996, Paiva, Nunes e Deus (2010), Amaral (2015) e posteriormente nos resultados da execução de uma oficina com alunos da Faculdade de Educação de Crateús. Com base nos diálogos estabelecidos com os autores e as reflexões construídas com os acadêmicos participantes da mencionada oficina foi possível concluir: a Educação Infantil apresenta o desenvolvimento integral da criança como finalidade, neste sentido possui relevante papel no que concerne a construção da identidade da criança e o seu autoconhecimento como sujeito social para que desenvolva as habilidades de aprender, ser e conviver com os outros; apesar de ser no grupo familiar onde a criança encontra seus primeiros modelos de identificação é papel da escola também oferecer oportunidades de convivência para a aprendizagem social da criança e para a constituição de sua pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozilda Pereira Barbosa, Centro Universitário Uninta

Especialista em Psicopedagogia pelo INTA e em Gestão Pedagógica na Escola Básica pela UECE. Professora substituta na Faculdade de Educação de Crateús.

Valquíria Soares Mota Saboia, Universidade Interamericana/Assunção – PY

Professora efetiva na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Crateús. Diretora na Escola de Cidadania Padre Bonfim. Mestra e Doutoranda pela Universidade Interamericana/Assunção – PY.

Referências

DINARTE, L. D.; CORAZZA, S. Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 135-148, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105. Acesso em: 02 mai. 2019.

FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161. Acesso em: 01 set. 2019.

LIMA, A.; AZEVEDO, M. L. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: Proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, set./dez., p. 124-147, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126/1311. Acesso em: 01 set. 2019.

LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 153-170, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/275. Acesso em: 02 mai. 2019.

RIOS, P. P.; CARDOSO, H.; DIAS, A. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo Queer. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 98-117, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/272. Acesso em: 02 mai. 2019.

SOARES, C.; VIANA, T. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearenses. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 140-158, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96. Acesso em: 02 nov. 2019.

SOUSA, E.; MARQUES, E. O processo de constituir-se professor na relação objetividade subjetividade: significações acerca da mediação social na escolha pela docência. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, mai./ago., p. 82-96, 2019.Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/841/1143. Acesso em 02 mai. 2019.

SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859/762. Acesso em: 01 set. 2019.

Publicado

2020-01-10

Como Citar

Barbosa, R. P., & Saboia, V. S. M. (2020). Diversidade e construção da identidade da criança no cotidiano da educação infantil. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–3. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4512