Diversidade e construção da identidade da criança no cotidiano da educação infantil

Autores

Palavras-chave:

Diversidade, Identidade, Educação Infantil

Resumo

O estudo ora proposto busca refletir acerca da diversidade e construção da identidade da criança no cotidiano da educação infantil, alicerça-se inicialmente em pesquisa bibliográfica na LDB/1996, Paiva, Nunes e Deus (2010), Amaral (2015) e posteriormente nos resultados da execução de uma oficina com alunos da Faculdade de Educação de Crateús. Com base nos diálogos estabelecidos com os autores e as reflexões construídas com os acadêmicos participantes da mencionada oficina foi possível concluir: a Educação Infantil apresenta o desenvolvimento integral da criança como finalidade, neste sentido possui relevante papel no que concerne a construção da identidade da criança e o seu autoconhecimento como sujeito social para que desenvolva as habilidades de aprender, ser e conviver com os outros; apesar de ser no grupo familiar onde a criança encontra seus primeiros modelos de identificação é papel da escola também oferecer oportunidades de convivência para a aprendizagem social da criança e para a constituição de sua pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozilda Pereira Barbosa, Universidade Estadual do Ceará

Especialista em Psicopedagogia pelo INTA e em Gestão Pedagógica na Escola Básica pela UECE. Professora substituta na Faculdade de Educação de Crateús.

Valquíria Soares Mota Saboia, Prefeitura Municipal de Crateús, Secretaria de Educação, Escola de Cidadania Padre Bonfim

Professora efetiva na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Crateús. Diretora na Escola de Cidadania Padre Bonfim. Mestra e Doutoranda pela Universidade Interamericana/Assunção – PY.

Referências

DINARTE, L. D.; CORAZZA, S. Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 135-148, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105. Acesso em: 02 mai. 2019.

FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161. Acesso em: 01 set. 2019.

LIMA, A.; AZEVEDO, M. L. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: Proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, set./dez., p. 124-147, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126/1311. Acesso em: 01 set. 2019.

LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 153-170, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/275. Acesso em: 02 mai. 2019.

RIOS, P. P.; CARDOSO, H.; DIAS, A. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo Queer. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 98-117, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/272. Acesso em: 02 mai. 2019.

SOARES, C.; VIANA, T. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearenses. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 140-158, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96. Acesso em: 02 nov. 2019.

SOUSA, E.; MARQUES, E. O processo de constituir-se professor na relação objetividade subjetividade: significações acerca da mediação social na escolha pela docência. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, mai./ago., p. 82-96, 2019.Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/841/1143. Acesso em 02 mai. 2019.

SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859/762. Acesso em: 01 set. 2019.

Publicado

2020-01-10

Como Citar

Barbosa, R. P., & Saboia, V. S. M. (2020). Diversidade e construção da identidade da criança no cotidiano da educação infantil. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–3. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4512