Desafios para a democratização da educação no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Direito à educação, Gestão democrática, Democratização do ensino

Resumo

Na Constituição Federal de 1988, a educação passa a ser considerada direito de todos, sendo dever do Estado e da família. Entretanto, há muitas lacunas no que tange a concretização da garantia do acesso à educação, uma vez que se trata de um processo complexo que envolve diversos segmentos da educação. Neste contexto, o presente trabalho objetiva fomentar discussões sobre os desafios na democratização do ensino no Brasil, mediante uma pesquisa bibliográfica, utilizando os estudos de Paro (2001, 2007, 2008) e Formosinho (2007). Compreendendo a democratização da educação como meio de proporcionar o direito à educação em maior amplitude, conclui-se que, em um país marcado por tantas desigualdades, a democratização da educação apresenta-se como uma possibilidade de reparação histórica às massas.

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Biografia do Autor

Yatamuri Rafaelly Cosme da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação  (FE/UERN). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia.

Kévila Walêssa Galdino da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Faculdade de Educação - FE

Programa de Educação Tutorial - PET. Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação  - FE/UERN, bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia.

Thaise Maiara Rodrigues Gama, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação  (FE/UERN). Bolsista voluntária do Laboratório de Práticas Educativas (LAPE).

Referências

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

Silva, Y. R. C. da ., Silva, K. W. G. da ., & Gama, T. M. R. (2021). Desafios para a democratização da educação no Brasil . Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6615

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