Folheto de cordel no ensino dos fenômenos caloríficos e mecânicos

Autores

Palavras-chave:

Folheto de cordel, Ensino de física, Sequência de ensino, Aprendizagem significativa

Resumo

Neste trabalho, relatamos a importância do folheto de cordel como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem, bem como, proporcionar aprendizagem significativa com base numa sequência de ensino. Aplicamos uma metodologia que aproximou teoria e prática de forma lúdica. A importância da aprendizagem e o seu vínculo com a educação escolar e o saber produzido historicamente, são referenciados pela teoria da aprendizagem significativa (Ausubel, 2003) e na pedagogia histórico-crítica (Saviani, 2011). Para tal, aplicamos o folheto de cordel numa turma de 40 estudantes do ensino médio, em uma escola pública de Fortaleza. Observamos que o uso do folheto de cordel e a sequência de ensino, trouxe maior interesse dos estudantes pelo estudo do conteúdo proposto e evidências de aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Ênio José Gondim Guimarães, Secretaria da Educação Básica/SEDUC-CE

Professor Mestre em Ensino de Física pela Sociedade Brasileira de Física/SBF no polo da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central/FECLESC/UECE. Licenciado em Física pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/FAFIDAM/UECE. Poeta, Cordelista e Professor de Física da Educação Básica/SEDUC-CE

Maria Lenúcia de Moura, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-doutorado na Universidade Federal da Paraíba, programa de pós-graduação em educação. Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG/PPGHIS. Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará, do curso de Pedagogia FECLESC/UECE.

Referências

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

Guimarães, Ênio J. G. ., & Moura, M. L. de . (2021). Folheto de cordel no ensino dos fenômenos caloríficos e mecânicos. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6682