Folheto de cordel no ensino dos fenômenos caloríficos e mecânicos
Palavras-chave:
Folheto de cordel, Ensino de física, Sequência de ensino, Aprendizagem significativaResumo
Neste trabalho, relatamos a importância do folheto de cordel como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem, bem como, proporcionar aprendizagem significativa com base numa sequência de ensino. Aplicamos uma metodologia que aproximou teoria e prática de forma lúdica. A importância da aprendizagem e o seu vínculo com a educação escolar e o saber produzido historicamente, são referenciados pela teoria da aprendizagem significativa (Ausubel, 2003) e na pedagogia histórico-crítica (Saviani, 2011). Para tal, aplicamos o folheto de cordel numa turma de 40 estudantes do ensino médio, em uma escola pública de Fortaleza. Observamos que o uso do folheto de cordel e a sequência de ensino, trouxe maior interesse dos estudantes pelo estudo do conteúdo proposto e evidências de aprendizagem significativa.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P. Aquisição e Detenção de Conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Tradução Lígia Teopisto. Lisboa: Ed. PT – 467, 2003.
BORGES NETO, H. (Coord.) Sequência FEDATHI: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e matemática. Fortaleza: UFC, 2013.
HEWITT, P. G. Física conceitual. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
LIMA, Edgar. Nogueira. et al. A oralidade na história da educação e psicologia: caminhos e interseções. In: XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS, Camila Saraiva de (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. p.116-134.
MORAES, A. C.; MOURA, A. S. B. Possibilidades estético-pedagógicas por meio do Fanzine e do Cordel. Dialogia, São Paulo, n. 31, p. 197-206, jan./abr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5585/ Dialogia.n31.11436.
NOBRE, F. A. S. Os Folhetos de cordel como ferramenta didática para o ensino das ciências. In Vozes da Cultura Popular, R. Holfmeister, D Conte (Org.), p. 149-170. Leopoldo-RS: Trajetos Editorial, 2015.
NOBRE. F. A. S. Folhetos de cordel científicos: um catálogo e uma sequência de ensino. São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2017.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11ª ed. Campinas: Autores Associados, 2011. (Coleção educação contemporânea).
SOARES, T. A. A contribuição da Sequência de Ensino Fedathi no processo de Ensino Aprendizagem em física. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Física / Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF). Universidade Regional do Cariri - URCA, Juazeiro do Norte-CE, 2016.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18ª ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, (2011).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ênio José Gondim Guimarães, Maria Lenúcia de Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.