Construção dos saberes docentes: o estágio supervisionado espaço de formação
Palavras-chave:
Saberes docentes, Estágio Supervisionado, Formação docenteResumo
O presente estudo se propõe a compreender os saberes necessários para formação docente produzidos na vivência do estágio supervisionado desenvolvido na educação infantil, tendo-o como o momento de reflexão sobre o ensinar e o ser professor, apropriando-se da práxis docente na construção de sua identidade. O percurso metodológico parte do enfoque qualitativo, optando pela pesquisa de campo, tendo como coleta de dados a observação direta e aplicação de uma entrevista semiestruturada. A discussão teórica nos apresentou a problemática acerca de quais saberes da profissão docente são mobilizados na vivência do estágio supervisionado desenvolvido na educação infantil. Assim, reconhecemos que o estágio supervisionado apresenta uma diversidade de saberes aos professores, compreendendo-os como saberes docente. Esses saberes são adquiridos e apropriados pelos professores em diferentes situações e se firmam em concepções teóricas que orientam a prática pedagógica desenvolvidas pelos professores.
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