Construção dos saberes docentes: o estágio supervisionado espaço de formação

Autores

Palavras-chave:

Saberes docentes, Estágio Supervisionado, Formação docente

Resumo

O presente estudo se propõe a compreender os saberes necessários para formação docente produzidos na vivência do estágio supervisionado desenvolvido na educação infantil, tendo-o como o momento de reflexão sobre o ensinar e o ser professor, apropriando-se da práxis docente na construção de sua identidade. O percurso metodológico parte do enfoque qualitativo, optando pela pesquisa de campo, tendo como coleta de dados a observação direta e aplicação de uma entrevista semiestruturada. A discussão teórica nos apresentou a problemática acerca de quais saberes da profissão docente são mobilizados na vivência do estágio supervisionado desenvolvido na educação infantil. Assim, reconhecemos que o estágio supervisionado apresenta uma diversidade de saberes aos professores, compreendendo-os como saberes docente. Esses saberes são adquiridos e apropriados pelos professores em diferentes situações e se firmam em concepções teóricas que orientam a prática pedagógica desenvolvidas pelos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Leandro dos Santos Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UECE). Pedagogo (UECE). Professor da Rede Privada do munícipio de Cajazeiras-PB.

Michelline da Silva Nogueira, Universidade do Porto

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Mestra em Educação (PPGE-UECE). Especialista em Formação de Formadores e Coordenação Pedagógica da Educação Básica e Ensino Superior (UECE). Pedagoga (UVA).

Referências

AGUIAR, Ubiratan; MARTINS, Ricardo. LDB: memórias e comentários. 2ª ed. Fortaleza: Livro Técnico, 2003.

CALDERANO, M. Assunção. O estágio supervisionado para além de uma atividade curricular: avaliação e proposições. Estudos em Avaliação Educacional, v. 23, n. 53, p. 250- 278, set./dez. 2012b.

FREITAS, B. M.; FREITAS, M. C. de; CAVALCANTE, G. F. Elementos norteadores dos estágios supervisionados: o olhar docente. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1–13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4510. Acesso em: 11 ago. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Reflexões sobre o estágio supervisionado na formação de professores. Revista Diálogo Educ., Curitiba-PR, v. 8, n. 23, jan./abr/2008, p. 195 -205. Disponível em: https://periodicospucpr.br. Acesso em: 15 fev. 2021.

MARQUES, Janote Pires; FONSECA, Emanuelle Oliveira da; VASCONCELOS, Karla Colares. Formação de Professores: pesquisas, experiências e reflexões. Fortaleza: EdUece, 2016.

MARCELO GARCÍA, C. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. In: Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação de Professores. Volume 02 n. 03 ago.- dez. 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/17. Acesso em: 14 mar. 2021.

MINAYO, Cecília de Souza (org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: vozes, 2016.

PIMENTA, Selma G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

PIMENTA, Selma G; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção Docência em Formação. Série Saberes Pedagógicos)

PIMENTA, Selma G.(Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos do problema no contexto brasileiro. Ver. Bras. Educ. [online]. 2009. Vol. 14, n. 40, pp. 143-155. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 mar. 2021.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Trad. João Batista Kreuch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Pereira, A. L. dos S. ., & Nogueira, M. da S. (2021). Construção dos saberes docentes: o estágio supervisionado espaço de formação. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6353