Elvira Pinho: professora, musicista e ativista, uma mulher além do seu tempo: do Império à República

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Palavras-chave:

Memória, História, Biografia, Educação

Resumo

O tema que permeia a problemática do artigo aqui proposto é o da trajetória social, profissional e artística da professora Elvira Eugênia Correia Pinho (1860-1946). Trata-se de compreender como uma mulher sozinha conseguiu liderar e encabeçar lutas tão significativas no estado do Ceará, em dois períodos políticos distintos, Império e República, na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Sob um olhar historiográfico em pesquisa educacional o trabalho apresentado pretende investigar acerca da trajetória de atuação dessa personagem, pois consideramos de grande importância para o registro da história e da memória da educação cearense. Isso porque se trata de uma educadora, cuja atuação extrapolou os muros das escolas e das práticas educativas formais, já que participou de outras atividades culturais e sociais marcantes a época. Portanto, a pesquisa justifica-se pelo âmbito historiográfico, associa-se pela história de vida à hermenêutica, cuja periodização proposta é o período de 1886 a 1946 que compreende a atuação de Elvira Pinho na sua trajetória de aluna, professora, diretora e ativista, em locais não formais e formais de ensino. Com essa rápida investigação acreditamos ser possível identificar os diversos elementos que permeiam não apenas a trajetória de vida de Elvira Pinho, mas também do contexto da época.

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Biografia do Autor

Erbenia Maria Girão Ricarte , Universidade Federal do Ceará- UFC

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Educação e Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

Ricarte , E. M. G. . (2021). Elvira Pinho: professora, musicista e ativista, uma mulher além do seu tempo: do Império à República. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6560