Do etnocídio à etnogênese: os atuais povos originários do Ceará

Autores

Palavras-chave:

Povos originários, Etnocídio, Genocídio, Etnogênese, Memória

Resumo

Este trabalho consiste em uma abordagem sobre os atuais povos originários do Ceará, para isso, faz-se uma discussão sobre os processos de extermínios e etnocídio pelos quais esses povos foram submetidos, e a resistência entre a memória e o deslocamento que resulta no processo de etnogênese, que, por sua vez, culmina no ressurgimento e no rompimento dos dados oficiais do Estado, que afirmavam que no Ceará não tinha mais povos originários (ANTUNES, 2012). Esta pesquisa segue a perspectiva interdisciplinar que envolve didaticamente as disciplinas da Etnologia, Geografia e História. Primeiramente, realiza-se uma discussão acerca dos conceitos de etnocídio, genocídio e etnogênese, pelos quais passaram os povos originários do Ceará em 521 anos de luta e resistência contra o processo colonizador. Em seguida, problematiza-se o processo de etnogênese dos atuais povos originários cearenses, como estes povos sobreviveram diante do etnocídio sistemático do Estado. E, por fim, apresta-se os atuais povos originários do Ceará, que estão espalhados por todo o estado nos contextos urbano e rural. E concluímos que diante de um cenário onde ocorreu deslocamento interno e externo dos povos no território cearense, se faz necessário uma pesquisa etnográfica, para se apresentar uma classificação etnolinguística dos atuais povos indígenas do Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdivino José de Lima Neto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL/UECE) campus Quixadá, bolsista CAPES.

Ticiane Rodrigues Nunes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Linguística Aplicada (UECE), Professora visitante do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL/UECE) campus Quixadá.

Referências

ANTUNES, T. de O. 1863: o ano em que um decreto - que nunca existiu - extinguiu uma população indígena que nunca deixou de existir. Aedos, n. 10, v. 4, p. 8-27, jan./jul. 2012.

FONTELLA, L. G. O conceito de etnogênese: o dinamismo histórico das identidades coletivas. Revista História: Debates e Tendências, v. 20, n. 1, p. 19-35, 2020. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rhdt/article/view/10409. Acesso em: 10. ago. 2021.

LIMA, C. L. S. Etnicidade indígenas no contexto urbano: uma etnografia sobre os Kalabaça, Kariri, Potiguara, Tabajara e Tupinambá de Crateús. 2010. 271f. Tese (Doutorado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/903. Acesso em: 28. jul. 2021.

MOURINHO, M. C. Introdução à etnologia. Lisboa: Estampa, 1980. 260p.

OLIVEIRA, J. P. de (Org.); A viagem de Volta: etnicidade, política e reelaboração cultural no Nordeste indígena. 2.ed. [S.l.]: Contracapa/LACED, 2004.

PALITOT, E. M. (Org.) Na mata do sabiá: contribuições sobre a presença indígena no Ceará. 2.ed. Fortaleza: Secult/Museu do Ceará/IMOPEC, 2009. 461p.

POUTIGNAT, P.; STREIFF-FERNART, J. Teorias da Etnicidade: seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. Tradução de Elcio Fernandes. 2.ed. São Paulo: Unesp, 2011. 250p.

SILVA, I. B. P. da (Coord.). Povos Indígenas do Ceará: organização, memória e luta. Fortaleza: Gráfica Ribeiro’s, 2007. 52p.

Publicado

2021-08-15

Como Citar

Lima Neto, V. J. de ., & Nunes, T. R. . (2021). Do etnocídio à etnogênese: os atuais povos originários do Ceará. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–7. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6374

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)