A performance do corpo como reprodução de memória a partir dos cantos e ritos corporais do povo Parkatejê na aldeia Krãpeitijê
Palavras-chave:
Corpo, Performance, Memória, Cultura, ParkatejêResumo
O presente trabalho, busca discorrer sobre a performance do corpo como reprodução de memória a partir de análise dos cantos e os ritos corporais do Povo indígena Gavião: Parkatejê na aldeia Kãpeitijê, localizada na Terra Indígena Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins-Pa. Observa-se que o grupo Pakateje ao realizar suas manifestações culturais tem uma forte ligação cosmológica, onde utiliza o corpo para realizar os seus ritos e crenças, assim expressando valores simbólicos, entre os quais: cultura e identidade. Organizados em grupos, passam a garantir e a defender o direito não só ao território, mas também a sua moldagem de territorialidade, perpassando além do espaço físico, a constituição de narrativas, memórias, cultura e a identidade deste povo e, desta forma, utilizando o corpo para expressar a comunicação verbal e não verbal conduzido pela memória e pela tradição.
Downloads
Referências
ACHARD, Pierre, et. al. O papel da Memória. Tradução e introdução José Horta Nunes Campinas. SP Pontes, 1999.
DELANDE, Suely Ferreira. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. (organizadores) Suely Ferreira Delandes, Otavio Cruz Neto, Romeu Gomes; Maria Cecília de Souza Minayo. 21ª edição, Petrópolis, Vozes, 2002.
MALINOVSKI, Bronislaw. Os argonautas do Pacífico Ocidental. Disponível em: https://extensaoantropologia.files.wordpress.com/2013/02/malinowski-argonautas-P. 13 introducao-objeto-metodo-e-alcance-desta-investigacao.pdf. Acesso em: 17 maio 2020.
TAYLOR, Diana. O arquivo vivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Tradução: Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte-MG. UFMG, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cicero Teresa dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.