Projeto Político Pedagógico: diálogos possíveis na vivência escolar

Autores

Palavras-chave:

Projeto político pedagógico, Escola, Construção coletiva

Resumo

O presente texto foi elaborado mediante a necessidade de refletir sobre importância da participação do coletivo escolar na construção de um Projeto Político Pedagógico dialogado e vivenciado com toda a comunidade escolar. Sabemos que este documento e de fundamental importância para o funcionamento de qualidade das instituições públicas de ensino. O referencial teórico aponta para as possibilidades de um cotidiano, marcado por práticas colaborativas que subsidiam o pensamento coletivo e as ações colaborativas. O desafio de atitudes de crescimento conjunto, em busca de uma postura partilhada do trabalho pedagógico materializa a dimensão teórica deste Projeto e viabiliza e utopia de uma construção refletida e redimensionada, tem a Escola como ponto de partida e de chegada da emancipação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicera Claudia Alves dos Santos, Centro de Educação da Universidade Regional do Cariri - URCA

Possui graduação em Pedagogia e especialização em Gestão Escolar pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-doutorado e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Estágio na Universidade do Minho-Portugal. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Letras e em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Antoniele Silvana de Melo Souza, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pedagoga pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Gestão Educacional e Educação Infantil. Atua na área de Gestão Educacional, Políticas Públicas e Docência.

Referências

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

LIBANEO, Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5º ed. revisada e ampliada- Goiânia: MF livros, 2008.

VEIGA, Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 29º ed. campinas, SP: Papirus, 2011.

VEIGA, I.P.A. Projeto político-pedagógico: novas trilhas para a escola. In: VEIGA, I. P. A.; FONSECA, M. (Org.). Dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas: Papirus, 2001.

Publicado

2021-08-02

Como Citar

Santos, C. C. A. dos ., Lima, M. S. L. ., & Souza, A. S. de M. . (2021). Projeto Político Pedagógico: diálogos possíveis na vivência escolar. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6236