A formação profissional de docentes para escolas/centros de beleza

Autores

Palavras-chave:

Formação, Docência, Profissionalização, Beleza

Resumo

Este artigo tem o objetivo de relatar as vivências de formação de um profissional docente para atuação em escolas/centros de beleza. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, sob orientação etnográfica. Para o registro da vivência formativa como aluno e como instrutor na área da beleza, foi desenvolvido um relato autobiográfico. Como resultados parciais, é possível afirmar que a formação de um profissional na área de beleza não pode se limitar a um breve período, ao contrário, é preciso uma formação continuada, sobretudo para aqueles que almejam atuar em espaços de formação docente. Ao final deste trabalho, foi observado que o profissional de beleza e estética que atua na docência, realiza uma formação continuada que permeia a educação básica assim como a superior, não se limitando a aspectos técnicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson de Oliveira Firmino, Serviço Nacional de Aprendizado – SENAC CE

Graduando em Licenciatura em Química – UNIASSELVI. Graduação em Marketing pela Faculdade Padre Dourado. Especialista em Estética e Cosmetologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. Instrutor na Área da Beleza no Serviço Nacional de Aprendizado – SENAC CE.

José Olímpio Ferreira Neto, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Professor da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Mestre em Ensino e Formação Docente pelo PPGEF UNILAB/IFCE. Especialista em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Ontológicos – GEO/IFCE.

Referências

AGUIAR, Titta. Personal stylist: guia para consultores de Imagem. São Paulo: Senac, 2006.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 abr. 2021.

CHIZZOTI, Antonio. Pesquisas em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995.

CLOT, Yves. Trabalho e Poder de Agir. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

HALAL, John. Tricologia e a química cosmética capilar. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

MARTINS, Lígia Maria. O legado do século XX para a formação de professores. In: MARTINS, Lígia Maria; DUARTE, Newton (orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: http://books.scielo.org/id/ysnm8/pdf/martins-9788579831034-02.pdf. Acesso em: 09 abr. 2021.

MARTINS, Elcimar Simão; LIMA, Maria Socorro Lucema (orgs.). A Pesquisa como Princípio Formativo na Pós-Graduação: da Reflexão sobre as Práticas à Construção do Conhecimento. Fortaleza: Imprece, 2020.

MARX, Karl; ENGELS, Friederich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Martin Claret, 2004.

MENDES, Eluziane Gonzaga. A etnografia como trilha metodológica. In: VASCONCELOS, José Gerardo [et al.] (org.). História da Educação: nas trilhas da pesquisa. Fortaleza: UFC, 2010. p. 192-205.

PAULILO, André Luiz. Um capítulo da História da Formação e da Profissão Docente no Brasil: O Instituto de Educação do Distrito Federal e sua Historiografia. Educ. Soc., Campinas, v. 38, nº. 138, p.117-132, jan.-mar., 2017.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012.

QUELUZ, Gilson Leandro. Escola de Aprendizes e Artífices do Paraná. Tecnol. & Hum., ano 24, n. 39, jul./dez. 2010.

SAVIANI, Demerval. A nova lei da educação: LDB, limite, trajetória e perspectivas. 8. ed. São Paulo: Autores Associados, 2003.

SCHUBERT, Cláudio. A construção do conceito estético Ocidental e sua implicação na formação valorativa e no processo educacional. In: Divisão Temática Interface Comunicativas do X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Blumenal, 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2009/resumos/R16-1303-1.pdf. Acesso em: 3 abr. 2021.

SILVA, Rosemary Nerecy Dantas. A Química nos salões de beleza: Formação do profissional cabeleireiro. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Graduação em Química – Licenciatura, da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2017. p. 40.

VIGARELLO, Georges. História da Beleza: o corpo e a arte de se embelezar, do Renascimento aos dias de hoje. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Firmino, A. de O. ., & Ferreira Neto, J. O. . (2021). A formação profissional de docentes para escolas/centros de beleza. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6345