A formação profissional de docentes para escolas/centros de beleza
Palavras-chave:
Formação, Docência, Profissionalização, BelezaResumo
Este artigo tem o objetivo de relatar as vivências de formação de um profissional docente para atuação em escolas/centros de beleza. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, sob orientação etnográfica. Para o registro da vivência formativa como aluno e como instrutor na área da beleza, foi desenvolvido um relato autobiográfico. Como resultados parciais, é possível afirmar que a formação de um profissional na área de beleza não pode se limitar a um breve período, ao contrário, é preciso uma formação continuada, sobretudo para aqueles que almejam atuar em espaços de formação docente. Ao final deste trabalho, foi observado que o profissional de beleza e estética que atua na docência, realiza uma formação continuada que permeia a educação básica assim como a superior, não se limitando a aspectos técnicos.
Downloads
Referências
AGUIAR, Titta. Personal stylist: guia para consultores de Imagem. São Paulo: Senac, 2006.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 abr. 2021.
CHIZZOTI, Antonio. Pesquisas em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995.
CLOT, Yves. Trabalho e Poder de Agir. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
HALAL, John. Tricologia e a química cosmética capilar. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
MARTINS, Lígia Maria. O legado do século XX para a formação de professores. In: MARTINS, Lígia Maria; DUARTE, Newton (orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: http://books.scielo.org/id/ysnm8/pdf/martins-9788579831034-02.pdf. Acesso em: 09 abr. 2021.
MARTINS, Elcimar Simão; LIMA, Maria Socorro Lucema (orgs.). A Pesquisa como Princípio Formativo na Pós-Graduação: da Reflexão sobre as Práticas à Construção do Conhecimento. Fortaleza: Imprece, 2020.
MARX, Karl; ENGELS, Friederich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Martin Claret, 2004.
MENDES, Eluziane Gonzaga. A etnografia como trilha metodológica. In: VASCONCELOS, José Gerardo [et al.] (org.). História da Educação: nas trilhas da pesquisa. Fortaleza: UFC, 2010. p. 192-205.
PAULILO, André Luiz. Um capítulo da História da Formação e da Profissão Docente no Brasil: O Instituto de Educação do Distrito Federal e sua Historiografia. Educ. Soc., Campinas, v. 38, nº. 138, p.117-132, jan.-mar., 2017.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012.
QUELUZ, Gilson Leandro. Escola de Aprendizes e Artífices do Paraná. Tecnol. & Hum., ano 24, n. 39, jul./dez. 2010.
SAVIANI, Demerval. A nova lei da educação: LDB, limite, trajetória e perspectivas. 8. ed. São Paulo: Autores Associados, 2003.
SCHUBERT, Cláudio. A construção do conceito estético Ocidental e sua implicação na formação valorativa e no processo educacional. In: Divisão Temática Interface Comunicativas do X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Blumenal, 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2009/resumos/R16-1303-1.pdf. Acesso em: 3 abr. 2021.
SILVA, Rosemary Nerecy Dantas. A Química nos salões de beleza: Formação do profissional cabeleireiro. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Graduação em Química – Licenciatura, da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2017. p. 40.
VIGARELLO, Georges. História da Beleza: o corpo e a arte de se embelezar, do Renascimento aos dias de hoje. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Anderson de Oliveira Firmino, José Olímpio Ferreira Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.