A monitoria da disciplina de história da educação brasileira em tempos de pandemia da Covid-19
Palavras-chave:
História da educação, Monitoria, Covid-19, Fornação DocenteResumo
O trabalho trata do projeto de monitoria na disciplina de História da Educação Brasileira por meio remoto em meio à pandemia do novo coronavírus. Tendo como principal objetivo refletir sobre a profissão docente e a importância da monitoria no âmbito da profissionalização do discente do curso de Pedagogia. A pesquisa bibliográfica teve como pressupostos teóricos as contribuições de Saviani (2021), May (2001), Ghiraldelli Júnior. (2001), Barbosa, Viega e Batista (2020), Santana e Almeida (2020), Vasconcelos (2020) e Dantas (2014), e a pesquisa de campo, utilizando a observação participante que proporcionou o alinhamento das expectativas dos alunos e o objetivo da monitoria. Concluímos que a monitoria trouxe um diálogo fluido entre os alunos e a disciplina, proporcionado pelas dinâmicas desenvolvidas nas salas virtuais, bem como proporcionou a curiosidade dos alunos sobre o trabalho desenvolvido nessa bolsa de estudos. Trouxe reflexões sobre as bolsas no âmbito acadêmico, por sua importância no subsídio aos estudos, bem como no aprofundamento da atividade docente que é o foco da bolsa de monitoria. Dos resultados esperados, apontamos uma maior participação nas salas virtuais, o engajamento dos alunos e alunas nas dinâmicas. Da monitoria foi observado um crescimento de autonomia da monitora durante a disciplina e um compromisso com o planejamento junto à professora. A escrita de trabalhos acadêmicos é parte das atribuições da monitora que estão ainda em construção, o que faz do SEPEMO ser parte importante desse aprendizado. A monitoria é sempre fator positivo nas disciplinas onde são desenvolvidas, nesse período de pandemia esta atuou como ponte de ligação entre o planejado e o desenvolvimento da atividade planejada.
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Referências
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