A monitoria da disciplina de história da educação brasileira em tempos de pandemia da Covid-19

Autores

Palavras-chave:

História da educação, Monitoria, Covid-19, Fornação Docente

Resumo

O trabalho trata do projeto de monitoria na disciplina de História da Educação Brasileira por meio remoto em meio à pandemia do novo coronavírus. Tendo como principal objetivo refletir sobre a profissão docente e a importância da monitoria no âmbito da profissionalização do discente do curso de Pedagogia. A pesquisa bibliográfica teve como pressupostos teóricos as contribuições de Saviani (2021), May (2001), Ghiraldelli Júnior. (2001), Barbosa, Viega e Batista (2020), Santana e Almeida (2020), Vasconcelos (2020) e Dantas (2014), e a pesquisa de campo, utilizando a observação participante que proporcionou o alinhamento das expectativas dos alunos e o objetivo da monitoria. Concluímos que a monitoria trouxe um diálogo fluido entre os alunos e a disciplina, proporcionado pelas dinâmicas desenvolvidas nas salas virtuais, bem como proporcionou a curiosidade dos alunos sobre o trabalho desenvolvido nessa bolsa de estudos. Trouxe reflexões sobre as bolsas no âmbito acadêmico, por sua importância no subsídio aos estudos, bem como no aprofundamento da atividade docente que é o foco da bolsa de monitoria. Dos resultados esperados, apontamos uma maior participação nas salas virtuais, o engajamento dos alunos e alunas nas dinâmicas. Da monitoria foi observado um crescimento de autonomia da monitora durante a disciplina e um compromisso com o planejamento junto à professora. A escrita de trabalhos acadêmicos é parte das atribuições da monitora que estão ainda em construção, o que faz do SEPEMO ser parte importante desse aprendizado. A monitoria é sempre fator positivo nas disciplinas onde são desenvolvidas, nesse período de pandemia esta atuou como ponte de ligação entre o planejado e o desenvolvimento da atividade planejada.

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Biografia do Autor

Erislândia Gomes da Silva, Universidade Estadual do Ceará-UECE/FECLESC

Ensino médio completo (2º grau) no colégio Cônego Luiz Braga Rocha (2017). Graduação em andamento em Licenciatura Plena em Pedagogia (2018) na Faculdade de educação, ciências e letras do sertão central/FECLESC, na Universidade Estadual do Ceará. 

Maria Lenucia de Moura, Universidade Estadual do Ceará-UECE/FECLESC

Pós doutorado na Universidade da Paraíba, Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Educação Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Pedagogia. Professora na Universidade Estadual do Ceará.

Referências

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

Silva, E. G. da, & Moura, M. L. de . (2021). A monitoria da disciplina de história da educação brasileira em tempos de pandemia da Covid-19 . Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6286