Memórias dos espaços escolares e acadêmicos de um estudante com deficiência visual

Autores

Palavras-chave:

Estudante, Deficiência visual, Escola, Universidade

Resumo

Este artigo constitui um recorte de pesquisa de mestrado e  visa apresentar vivências  do percurso de vida de um estudante com deficiência visual matriculado no curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O estudo realizado tem abordagem qualitativa e utilizou como método a história de vida, pela metodologia de história oral, abordando relatos da dinâmica de vida escolar e acadêmica de Beta, nome fictício utilizado para preservar a identidade do sujeito participante. Aspectos como  percepção de si, das relações interpessoais com os atores da escola, metodologias de ensino e de avaliação utilizadas pelos professores e  recursos tecnológicos de acesso ao conhecimento são rememorados e relatados por Beta. O estudo empreendido revelou momentos e percepções vividas e sentidas nos espaços educativos desde a infância até a universidade. Os resultados evidenciaram possibilidades e, sobretudo, limitações de acessibilidade.  Percebe-se barreiras diversas com tentativas de superação  por meio de um esforço individual pela integração do discente aos cenários escolar e acadêmico percorridos.

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Biografia do Autor

Lilian Freitas Coelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Ceará. Especialista no Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Antropologia de Ibero-américa pela Universidade de Salamanca, Espanha, com título reconhecido pela UFC.

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Coelho, L. F. . (2021). Memórias dos espaços escolares e acadêmicos de um estudante com deficiência visual . Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–27. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6457