Memórias dos espaços escolares e acadêmicos de um estudante com deficiência visual
Palavras-chave:
Estudante, Deficiência visual, Escola, UniversidadeResumo
Este artigo constitui um recorte de pesquisa de mestrado e visa apresentar vivências do percurso de vida de um estudante com deficiência visual matriculado no curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O estudo realizado tem abordagem qualitativa e utilizou como método a história de vida, pela metodologia de história oral, abordando relatos da dinâmica de vida escolar e acadêmica de Beta, nome fictício utilizado para preservar a identidade do sujeito participante. Aspectos como percepção de si, das relações interpessoais com os atores da escola, metodologias de ensino e de avaliação utilizadas pelos professores e recursos tecnológicos de acesso ao conhecimento são rememorados e relatados por Beta. O estudo empreendido revelou momentos e percepções vividas e sentidas nos espaços educativos desde a infância até a universidade. Os resultados evidenciaram possibilidades e, sobretudo, limitações de acessibilidade. Percebe-se barreiras diversas com tentativas de superação por meio de um esforço individual pela integração do discente aos cenários escolar e acadêmico percorridos.
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