Educação do Campo: fruto de uma luta, esperança de transformação

Autores

Palavras-chave:

Luta, Educação do Campo, Educação

Resumo

Este trabalho traz uma breve discussão sobre a história da Educação do Campo no Ceará, com o propósito de reconhecer esta como fruto da luta dos trabalhadores camponeses organizados em movimentos sociais, os quais atuam como sujeitos coletivos pelo direito à terra e à educação, a partir de uma proposta de organização política e pedagógica curricular integrado às suas histórias e identidades valores e saberes empíricos da população camponesa, no intuito de se efetivar uma formação humana emancipadora e transformadora da sociedade. Tendo o estudo bibliográfico como metodologia, apresenta-se um breve histórico da Educação do Campo e as políticas que a regulamentam, sintetizando em seguida a configuração político-pedagógica das escolas do campo em assentamentos e áreas de Reforma Agrária no Ceará.

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Biografia do Autor

Marcilia Nogueira do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestra em Planejamento e Políticas Públicas/UECE, especialista em Literatura e formação do leitor/UECE, especialista em Coordenação Pedagógica/UFC, graduada em Letras/FECLESC-UECE, graduada em Letras-Espanhol/UFC e professora efetiva da Rede Estadual.

Oziel Barbosa Teixeira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduando em Pedagogia da FACEDI e pesquisador do grupo de estudos de Educação do Campo do GPOSSHE (Grupo de Pesquisa em Ontologia do Ser Social, História e Emancipação).

Referências

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Nascimento, M. N. do ., & Teixeira, O. B. . (2021). Educação do Campo: fruto de uma luta, esperança de transformação. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6430

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