Educação profissional e mercado de trabalho: reflexão crítica

Autores

Palavras-chave:

Educação profissional, Mercado de trabalho, Reflexão crítica

Resumo

Com a suspensão das aulas presenciais, provocada pela disseminação da Covid-19, a educação de vários países passou a adotar o ensino remoto. No Brasil, tal cenário, que se inicia em março de 2020, contribui para o aumento das desigualdades sociais. O ensino em meio a tantas crises econômicas, sociais e políticas tem sobrevivido, mas encontra dificuldades, entre elas a garantia de acesso dos alunos as atividades remotas nesse período pandêmico. Neste contexto nos questionamentos sobre a relação entre a educação profissional e o mercado de trabalho dentro do cenário de crise econômica que têm início antes da pandemia. O presente trabalho tem como objetivo central refletir acerca dessa relação. O texto resulta de revisão bibliografia acerca da temática e aponta para os principais desafios da educação na sociedade capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Oliveira de Carvalho, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Mestra em Educação pelo Mestrado Acadêmico e Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pedagoga pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora substituta da Universidade Regional do Cariri-URCA. Professora temporária do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR (URCA).

Arlane Markely dos Santos Freire, Rede municipal de ensino de Crato

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal   de   Campina   Grande (UFCG).   Licenciada  em  Pedagogia   pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora da rede municipal de ensino de Crato/CE.

Edna Xenofonte Leite, Rede Municipal de ensino de Crato e Juazeiro

Mestra em Educação pela Mestrado Acadêmico e Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Pedagoga pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora temporária do Programa  Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR (URCA); Professora de Educação Infantil nos municípios de Crato e Juazeiro do Norte – CE.

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. O retorno do Estado, a crise pandémica e o keysianismos de exceção. Lutas Sociais, São Paulo, vol.24 n.45, p.216-228, jul./dez.2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ls/article/view/53003. Acesso em: 14 jul. 2021.

FRERES, Araújo de Helena, RABELO, Jackeline, MENDES SEGUNDO, Maria das Dores (artigo) O papel da educação na sociedade capitalista: Uma análise onto-histórica. 5º Congresso SBHE, 2008. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congresso/cbhes/pdf/932.pdfcm.sbre.org.br/congresso/cbhe_2008/trabalho_completo.php?1d=932. Acesso em: 01 jul. 2021.

LESSA, Sérgio, TONET, Ivo. Introdução a filosofía de Marx. 2.ed. São Paulo, 2011.

MÉSZÁROS, Istvan. A Crise estrutural do Capital- 2º Ed. rev.ampliada. - São Paulo: Boi tempo, 2011.

MÉSZÁROS, Istvan. A Educação Para além do capital: 2º Ed., São Paulo, Boi tempo- 2008.

MENDES SEGUNDO, Maria Das Dores. O Banco Mundial e suas implicações na política de financiamento da Educação Básica no Brasil: O FUNDEF no Centro do debate. (Tese) Doutorado- Programa de pós-graduação em Educação Brasileira- Faculdade de Educação - FACEDEU Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza, 2005.

PAULA, Ruth de, MORAIS, Betânia; COSTA, Frederico. O Projovem e a educação na sociedade contemporânea. In: SANTOS, Deribaldo et al. (org) Educação pública, formação profissional e a crise do capitalismo contemporâneo. Fortaleza: Educação 2013.

SANTOS, Deribaldo. Educação e precarização profissionalizante: Crítica à integração da Escola com o mercado, 1º ed., Instituto Lúkács, 2017.

SANTOS, do Albuquerque Edvaldo, BERTOLDO, Edna. As determinações do capital na formação do trabalhador: o ensino médio regular noturno em questão. In: SANTOS, Deribaldo et al. (org) Educação pública, formação profissional e a crise do capitalismo contemporâneo . Fortaleza: Educação 2013.

SOUSA JUNIOR, Justino de. Marx e crítica da educação: da expansão liberal- democrática à crise regressivo destrutiva do capital. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2010.

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Carvalho, R. O. de ., Freire, A. M. dos S. ., & Leite, E. X. . (2021). Educação profissional e mercado de trabalho: reflexão crítica. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6431