A dimensão experiencial da formação do professor pesquisador
Palavras-chave:
Pesquisa, Pós-Graduação, Educação, ExperiênciaResumo
Os desafios formativos vividos na pós-graduação stricto sensu articulam aspectos distintos que dizem respeito à forma como a construção do conhecimento vem sendo historicamente constituída. O pensamento moderno e o positivismo clássico deixaram marcas que questionam, até hoje, as pesquisas de abordagem qualitativa, pela forma como lidam com os contextos e sujeitos, inclusive os pesquisadores. Na consolidação dos projetos e das pesquisas, os mestrandos precisam encontrar sentido e significado nos escritos, de modo que o texto dissertativo não se constitua somente como um artefato técnico. Este artigo objetiva discutir os contributos da abordagem experiencial da disciplina de Estudos Orientados, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), que culminou na consolidação dos textos de qualificação de mestrandos. O artigo evidencia a maneira como os escritos de Larrosa (2019) colaboraram para a escrita dos textos dissertativos dos mestrandos e podem ressoar nas produções de outros pesquisadores da educação.
Downloads
Referências
GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011.
GHEDIN, Evandro. Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. 4o Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar. Universidade Estadual de Londrina. Londrina, junho de 2009.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
PIMENTA, Selma Garrido. Epistemologia da prática ressignificando a Didática. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Orgs). Didática: embates contemporâneos. São Paulo, Loyola, 2014, 154p.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo, Cortez, 2012, 261p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Andria Magalhães Cordeiro, Mariana Cunha Castro, Elisangela André da Silva Costa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.