A relação teoria-prática pela pesquisa na formação inicial do pedagogo

Autores

Palavras-chave:

Relação teoria-prática, Formação inicial do Professor, Pedagogo, Pesquisa

Resumo

O artigo disserta a pesquisa na formação inicial do pedagogo, por se tratar de um elemento que possibilita a problematização de situações do cotidiano escolar evidenciando posturas investigativas. Como objetivo discute-se a relação teoria-prática favorecida pela pesquisa nas disciplinas do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão. O aporte teórico-metodológico ancora-se em Therrien (2002, 2010, 2014), Zeichner (1993), Sacristán (1999) dentre outros, e com base na abordagem qualitativa, através do estudo de caso (YIN, 2010) utiliza-se de questionários abertos com alunas do oitavo semestre. Os resultados informam que o currículo do Curso referido favorece a relação teoria-prática por meio de disciplinas como Pesquisa Educacional e Estágios Supervisionados que envolvem atividades investigativas na escola, oportunizando vivências e questionamentos no cotidiano escolar, desenvolvendo um perfil reflexivo sobre a prática docente e evidenciando a pesquisa como um princípio formativo e não apenas como atividade disciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francy Sousa Rabelo, Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará-UECE, Mestre em Educação pela UECE (2014), Pedagoga e professora do Departamento de Educação I, da Universidade Federal do Maranhão-UFMA

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Educação na área de Didática, Teorias do Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo-USP (2001), Pós-Doutorado em Educação (USP/Universidade do Minho-Portugal Mestre em Educação pela UFC. Graduada em Letras e Pedagogia (URCA). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UECE.

Referências

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em Educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 25 maio 2021.

LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e Aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.

MACEDO, Roberto Sidnei. Compreender/mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Liber Livro, 2010.

NÓVOA, Antonio. (Org). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, Antonio. (Coord.). Profissão Professor. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1995.

PEREIRA, Júlio Emílio Diniz; ZEICHNER, Kenneth M.(Orgs.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

PIMENTA, S.G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2009.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999

SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

THERRIEN, Jacques. Parâmetros de pesquisa científica do pesquisador de sua práxis docente – articulando didática e epistemologia da prática. Anais do XII ENDIPE. Fortaleza, 2014.

THERRIEN, Jacques; NÓBREGA-THERRIEN, Silva Maria. A integração das práticas de pesquisa e de ensino e a formação do profissional reflexivo. Revista Educação, Santa Maria, v. 38, n. 3, p. 619-630, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/198464449266. Acesso em: 18 jun. 2018.

YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

UFMA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Projeto pedagógico do curso de pedagogia. São Luís, 2007.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Rabelo, F. S., & Lima, M. S. L. (2021). A relação teoria-prática pela pesquisa na formação inicial do pedagogo. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5608