A relação teoria-prática pela pesquisa na formação inicial do pedagogo
Palavras-chave:
Relação teoria-prática, Formação inicial do Professor, Pedagogo, PesquisaResumo
O artigo disserta a pesquisa na formação inicial do pedagogo, por se tratar de um elemento que possibilita a problematização de situações do cotidiano escolar evidenciando posturas investigativas. Como objetivo discute-se a relação teoria-prática favorecida pela pesquisa nas disciplinas do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão. O aporte teórico-metodológico ancora-se em Therrien (2002, 2010, 2014), Zeichner (1993), Sacristán (1999) dentre outros, e com base na abordagem qualitativa, através do estudo de caso (YIN, 2010) utiliza-se de questionários abertos com alunas do oitavo semestre. Os resultados informam que o currículo do Curso referido favorece a relação teoria-prática por meio de disciplinas como Pesquisa Educacional e Estágios Supervisionados que envolvem atividades investigativas na escola, oportunizando vivências e questionamentos no cotidiano escolar, desenvolvendo um perfil reflexivo sobre a prática docente e evidenciando a pesquisa como um princípio formativo e não apenas como atividade disciplinar.
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