Plano de Desenvolvimento Individualizado na inclusão escolar: um Estado da Questão
Palavras-chave:
Plano Individualizado de Atendimento, Inclusão escolar, Estado da QuestãoResumo
Este artigo investigou uma importante temática que diz respeito à inclusão escolar. O objetivo geral pautou-se em refletir sobre o Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) e se é possível promover estratégias pedagógicas individualizadas a serem empregadas para o desenvolvimento de alunos com deficiência. A análise dos dados contou com o arcabouço teórico de Glat (2012), Pletsch (2012), dentre outros. Para tanto, foi realizado um Estado da Questão (EQ), que consiste em uma maneira mais profunda de entender e dar sentido ao que se investiga. Os resultados evidenciaram que uma vez elaborado de forma colaborativa entre os profissionais que atuam na escola, o PDI configura-se como instrumento que otimiza a rotina dos alunos com deficiência favorecendo o desenvolvimento de suas potencialidades. Conclui-se serem necessários constantes debates e estudos que abordem a temática da inclusão nas escolas de maneira que favoreçam o reconhecimento da educação como meio de esperançar pela emancipação humana.
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