Plano de Desenvolvimento Individualizado na inclusão escolar: um Estado da Questão

Autores

Palavras-chave:

Plano Individualizado de Atendimento, Inclusão escolar, Estado da Questão

Resumo

Este artigo investigou uma importante temática que diz respeito à inclusão escolar. O objetivo geral pautou-se em refletir sobre o Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) e se é possível promover estratégias pedagógicas individualizadas a serem empregadas para o desenvolvimento de alunos com deficiência. A análise dos dados contou com o arcabouço teórico de Glat (2012), Pletsch (2012), dentre outros. Para tanto, foi realizado um Estado da Questão (EQ), que consiste em uma maneira mais profunda de entender e dar sentido ao que se investiga. Os resultados evidenciaram que uma vez elaborado de forma colaborativa entre os profissionais que atuam na escola, o PDI configura-se como instrumento que otimiza a rotina dos alunos com deficiência favorecendo o desenvolvimento de suas potencialidades. Conclui-se serem necessários constantes debates e estudos que abordem a temática da inclusão nas escolas de maneira que favoreçam o reconhecimento da educação como meio de esperançar pela emancipação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tereza Cristina Lima Barbosa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Secretaria Municipal de Educação, Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Formação de Formadores (UECE). Professora da Educação Básica do município de Fortaleza. Contribuição de autoria: Contribuiu com a sistematização dos dados e com a escrita do texto.

Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UECE). Especialista em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional (UNICHRISTUS). Membro do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB).

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3 ed. rev. ampl. São Paulo: Moderna, 2006.

BARBOSA, Marily Oliveira. O transtorno do espectro autista em tempos de inclusão escolar: o foco nos profissionais de educação. Revista Educação Especial, v. 31, n. 61, p. 299-310, 2018.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 08 maio. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Brasília: MEC; SECADI. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192. Acesso em: 13 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Projeto Escola Viva: Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola - Alunos com necessidades educacionais especiais, adaptações curriculares de grande porte. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2000. 5 v.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Base da Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 13 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 24 abr. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

HUDSON, Bruna Cristina da Silva; BORGES, Adriana Araújo Pereira. A utilização do Plano de Desenvolvimento Individual por professores em Minas Gerais. Revista Educação Especial, v. 33, 2020.

JOMTIEN. Declaração mundial sobre educação para todos: Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Tailândia: [s.n.], 1990.

Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf. Acesso em: 24 abr. 2021.

MENDES, Enicéia Gonçalves; D´AFFONSECA, Sabrina Mazo. Avaliação dos estudantes público alvo da educação especial: perspectiva dos professores especializados. Revista Educação Especial, v. 31, n. 63, p. 923-938, out./dez. 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.

NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques. O estado da questão: aportes teóricos-metodológicos e relatos de sua produção em trabalhos científicos. In: FARIAS, Isabel Sabino de; NUNES, João Batista de Carvalho; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza, EdUECE, 2010.

PLETSCH, Márcia Denise; GLAT, Rosana. A escolarização de alunos com deficiência intelectual: uma análise da aplicação do Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado. Linhas Críticas, v. 18, n. 35, p. 193-208, 2012. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/1935/193523804012.pdf. Acesso em: 12 jun. 2021.

Publicado

2021-08-12

Como Citar

Barbosa, T. C. L. ., & Serpa e Sales, M. J. F. . (2021). Plano de Desenvolvimento Individualizado na inclusão escolar: um Estado da Questão. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6762