O direito ao uso das mãos: explorando materiais na Educação Infantil
Palavras-chave:
Educação Infantil, Espaços, Contextos, Materiais, ExploraçãoResumo
Este relato narra a experiência da professora Cássia, na turma de Infantil 5, tempo integral, no CEI Maristela da Frota Cavalcante, no ano de 2019. Para argumentar este trabalho utilizou como referenciais Zavalloni (2020), Redin e Fochi (2014) que inspiraram a proposta lançada às crianças e trazem discussões importantes acerca dos espaços, contextos e materiais na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa participante (Severino, 2013) com suporte nas metodologias pedagógicas: planejamento, observação, registro, reflexão e avaliação. Nas rodas de conversas, as crianças demostraram seus conhecimentos e puseram em prática na experiência realizada. As possibilidades infantis sobre a exploração de diferentes materiais e a ação pedagógica dos contextos, materiais e espaços na Educação Infantil permitiram, às crianças e educadora, elaborar estratégias, organizar o pensamento e colocar em práticas suas reflexões.
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Referências
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