O direito ao uso das mãos: explorando materiais na Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Espaços, Contextos, Materiais, Exploração

Resumo

Este relato narra a experiência da professora Cássia, na turma de Infantil 5, tempo integral, no CEI Maristela da Frota Cavalcante, no ano de 2019. Para argumentar este trabalho utilizou como referenciais Zavalloni (2020), Redin e Fochi (2014) que inspiraram a proposta lançada às crianças e trazem discussões importantes acerca dos espaços, contextos e materiais na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa participante (Severino, 2013) com suporte nas metodologias pedagógicas: planejamento, observação, registro, reflexão e avaliação. Nas rodas de conversas, as crianças demostraram seus conhecimentos e puseram em prática na experiência realizada. As possibilidades infantis sobre a exploração de diferentes materiais e a ação pedagógica dos contextos, materiais e espaços na Educação Infantil permitiram, às crianças e educadora, elaborar estratégias, organizar o pensamento e colocar em práticas suas reflexões.

 

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Biografia do Autor

Cássia Calandrini Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Rede Pública Municipal de Fortaleza. Graduada em Pedagogia pela UECE. Pós- Graduada em Gestão pela Prominas. Educação Infantil e Alfabetização pelo IDJ. Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia pela Prominas.

Referências

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ZAVALLONI, Gianfranco. A pedagogia do caracol. Tradução: Renata Holmuth Motta. 1.ed. Americana, SP: Adonis, 2020.

Publicado

2021-08-15

Como Citar

Ribeiro, C. C. . (2021). O direito ao uso das mãos: explorando materiais na Educação Infantil. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6749