Duas faces do mesmo lado: educação infantil e o desenvolvimento integral da criança, uma reflexão a partir de Paulo Freire
Palavras-chave:
Paulo Freire, Educação Infantil, Desenvolvimento integral, Prática Pedagógica.Resumo
O presente artigo tem como objetivo central discutir a Educação Infantil, a formação social e cognitiva da criança a partir da reflexão dos escritos de Paulo Freire. Destarte, buscamos fazer uma analogia da concepção de Freire no contexto da Educação Infantil, acreditamos que sua teoria está pautada na cientificidade e, por isso, pode e deve ser aplicada entre todas as outras etapas da educação. A metodologia escolhida para a realização desse trabalho tem a abordagem qualitativa e a pesquisa bibliográfica sobre a educação infantil, a atuação do educador e o processo de formação integral das crianças. A pesquisa contribui com a discussão da realização da analogia entre Freire e esta etapa educacional, que está pautada no caráter do seu método educacional no qual toma várias categoriais por base, entre elas: dialogicidade, autonomia, democracia, cidadania, libertação e trabalho coletivo.
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