Duas faces do mesmo lado: educação infantil e o desenvolvimento integral da criança, uma reflexão a partir de Paulo Freire

Autores

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação Infantil, Desenvolvimento integral, Prática Pedagógica.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central discutir a Educação Infantil, a formação social e cognitiva da criança a partir da reflexão dos escritos de Paulo Freire. Destarte, buscamos fazer uma analogia da concepção de Freire no contexto da Educação Infantil, acreditamos que sua teoria está pautada na cientificidade e, por isso, pode e deve ser aplicada entre todas as outras etapas da educação. A metodologia escolhida para a realização desse trabalho tem a abordagem qualitativa e a pesquisa bibliográfica sobre a educação infantil, a atuação do educador e o processo de formação integral das crianças. A pesquisa contribui com a discussão da realização da analogia entre Freire e esta etapa educacional, que está pautada no caráter do seu método educacional no qual toma várias categoriais por base, entre elas: dialogicidade, autonomia, democracia, cidadania, libertação e trabalho coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Xenofonte Leite, Universidade Regional do Cariri

Mestra em Educação pela Mestrado Acadêmico e Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Pedagoga pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora de Educação Infantil nos municípios de Crato e Juazeiro do Norte – CE, Professora temporária do Programa de Formação de Professores PARFOR (URCA).

Arlane Markely dos Santos Freire, Secretaria Municipal de Educação do Crato

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal   de   Campina   Grande (UFCG).   Licenciada   em   Pedagogia   pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora da rede municipal de ensino de Crato/CE.

Rita Oliveira de Carvalho, Universidade Regional do Cariri

Mestra em Educação pelo Mestrado Acadêmico e Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pedagoga pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora substituta da URCA.

Referências

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 30 fev. 2021.

BRASIL, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2010.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2097-pceb020-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192

Acesso em: 10 mar.de 2021.

CERISARA, Alessandra. A construção da identidade das profissionais de Educação Infantil: entre o feminino e o profissional. 1996. 132f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

CUNHA, E. G.; SANTOS, J. L. dos. Pedagogia e Pedagogos: uma análise curricular sobre a formação. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5016. Acesso em: 4 ago. 2021.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 29. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 42.ª

edição.

GADELHA, M. L. de S. L. .; OLIVEIRA, D. N. da S. .; CARVALHO, S. M. G. de . As contribuições da Pedagogia Freireana para uma Educação como Ato Político. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5924. Acesso em: 4 ago. 2021.

KUHLMANN Jr. Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

LEITE, Edna Xenofonte. 2019). Educação infantil e formação docente: desafios de professoras egressas do curso de pedagogia da URCA. 2019, 216f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Limoeiro do Norte, 2019.Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UECE-0_43046e2001b5eb719d6573f2685e554e. Acesso em: 13 jul. 2021.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. A profissionalidade específica da educação de infância e os estilos de interação adulto/criança. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia e FORMOSINHO, João (Orgs.). Associação Criança: um contexto de formação em contexto. Portugal: Livraria Minho, 2002.

OSTETTO. Luciana Esmeralda. Educação Infantil em Florianópolis. Florianópolis: Cidade Futura, 2000.

Publicado

2021-08-04

Como Citar

Leite, E. X. ., Freire, A. M. dos S. ., & Carvalho, R. O. de C. (2021). Duas faces do mesmo lado: educação infantil e o desenvolvimento integral da criança, uma reflexão a partir de Paulo Freire. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6559

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)