Recursos didáticos experienciados em aulas de Matemática nos Anos Iniciais

Autores

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Estágio, Formação Docente, Matemática, Recursos Didáticos

Resumo

Para dinamizar os conteúdos apresentados e discutidos em aulas de matemática e dos outros componentes curriculares dos anos iniciais, as estagiárias utilizaram na intervenção pedagógica na turma do 2.º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Senador Nilo Coelho, no município de Guanambi, Bahia, no período de 22 de outubro a 5 de novembro de 2018, diferentes recursos didáticos que proporcionaram a participação ativa e compartilhada dos/as estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Este relato de experiência tem como objetivo compreender as possibilidades da utilização de recursos didáticos variados no processo de ensino-aprendizagem da matemática, a partir da vivência do estágio em diferentes espaços formativos da escola básica. Vivenciar materiais didáticos manipulativos nas práticas de ensino em matemática, oportunizam aos/às estudantes melhor entendimento dos conteúdos matemáticos, tornando as aulas mais interativas e prazerosas. Portanto, é importante a formação docente para saber lidar com os variados tipos de materiais didáticos que possam atender aos objetivos pedagógicos e orientar as práticas pedagógicas dos/as professores/as que ensinam matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lídia de Almeida Rocha, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – campus XII/Guanambi. Bolsista do Programa de Residência Pedagógica no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2020. Integra o grupo de pesquisa: NEcE/Campus XII/UNEB.

Jucirlene de Carvalho Santana, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – campus XII/Guanambi. Bolsista do Programa de Residência Pedagógica no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2020. Integra o grupo de pesquisa: NEPE/campus XII/UNEB

Sandra Alves de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente na Universidade do Estado da Bahia – campus XII/Guanambi. Docente no Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia. Integra os grupos de pesquisa: NEcE/Campus XII/UNEB, GEM/UFSCar, GREPEM/UFJF.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 18. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; MAGALHÃES, Tânia Guedes. O desenvolvimento profissional docente pelas experiências de escrita do gênero relato. In: ALCÂNTARA, Adriana de; VENANCIO, Maria Olinda (org.). Escrita de docentes em formação: compartilhando saberes em relatos de experiência. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 15-41.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sergio (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. p. 3-37.

OLIVEIRA, Sandra Alves de; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Jogos e resolução de problemas na formação continuada e em aulas de matemática nos anos iniciais. Acta Scientiae, Canoas-RS, v.15, n.1, p. 76-92, jan/abr. 2013. ISSN 2178-7727. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/360. Acesso em: 19 set. 2018.

PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, Sergio (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. p. 77-92.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

RODRIGUES, Fredy Coelho; GAZIRE, Eliane Scheid. Reflexões sobre uso de material didático manipulável no ensino de matemática: da ação experimental à reflexão. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 187-196, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n2p187. Acesso em: 20 set. 2018.

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Rocha, L. de almeida ., Santana, J. de C. ., & Oliveira, S. A. de . (2021). Recursos didáticos experienciados em aulas de Matemática nos Anos Iniciais. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6753

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)