O fanzine e a criatividade nas aulas remotas
Palavras-chave:
Fanzine, Criatividade, Aulas remotasResumo
O tema desenvolvido nesta pesquisa, o fanzine e a criatividade nas aulas remotas, tem como objetivo geral identificar as possibilidades de promover aulas que trabalhem a criatividade nas aulas remotas. Os dados foram coletados através de um questionário com professores do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em um bairro no município de Itapipoca- CE. A pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo que a análise dos dados é realizada a partir dos enunciados constantes no questionário. Esta pesquisa surgiu a partir da seguinte inquietação: Quais as possibilidades de promover aulas que trabalhem a criatividade nas aulas remotas? O estudo demostrou que o fanzine é importante para aguçar a aprendizagem do aluno por meio da criatividade.
Downloads
Referências
ANDRAUS, Gazy; NETO, Elydio dos Santos. Dos zines aos biograficzines: compartilhar narrativas de vida e formação com imagens, criatividade e autoria. In: MUNIZ, Cellina Rodrigues. Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza: Edições UFC, 2010.
ARAÚJO, Yuri Amaral de B. C. de. A experiência dos fanzines em sala de aula e seus reflexos na construção de novas formas de pensar. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Latino-Americanos) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Foz do Iguaçu, 2017.
BRAGA, Andréa Sales. O fanzine como recurso pedagógico na prática de história na E.E.F Maria Lunga Moreira (estudo de caso). 2012. 58 f. Monografia (Especialização em História e Geografia) – Faculdade Kurios – FAK. Maranguape, 2012.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.
MAGALHÃES, Henrique. O que é fanzine. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1993.
MINAYO, M. C. De S. (org.). Pesquisa Social: teoria método e criatividade. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
MOURA, A. Geração Móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar”. In: DIAS, P.; OSÓRIO, A. J. (Ed.). Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2009. Universidade do Minho, Braga, Portugal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Andréa Sales Braga Moura, Francisco Vando Pacheco de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.