Educação Popular: sentido das experiências para Jovens do Urucongo

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular, Experiência formadora, Jovens rurais, Urucongo de Artes

Resumo

Este texto versa sobre os sentidos das experiências de educação popular para jovens do grupo Urucongo de Artes. A questão mobilizadora da investigação foi saber: quais os sentidos da experiência de educação popular para os/as jovens do grupo Urucongo? Objetivando compreender os sentidos das experiências de Educação Popular para jovens do grupo Urucongo de Artes. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo (auto) biográfica. Para coleta de dados foram desenvolvidos os Círculos Investigativos Dialógicos- CIDs, inspirado nos Círculos de Cultura de Paulo Freire. A pesquisa foi realizada na Comunidade Rural do Chico Gomes, Crato-CE, com a colaboração de seis jovens integrantes do grupo Urucongo de Artes. A escrita apoiou-se no pensamento de Brandão, Freire, Larrosa, Josso. Podemos evidenciar que as experiências de educação popular vivenciada pelos/as jovens têm potencial formativo e transformador de si e do outro. Mostram também a existência de múltiplos espaços de ensinar e aprender.

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Biografia do Autor

Ana Maria do Nascimento, Rede Municipal de Educação do Crato

Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Educação do Crato, Ceará. Doutora em Educação Pela Universidade Federal do Ceará-UFC, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará- UECE, Especialista em Arte Educação Universidade Regional do Cariri- URCA, Pedagoga, pela Universidade Regional do Cariri-URCA.

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Publicado

2021-07-24

Como Citar

Nascimento, A. M. do . (2021). Educação Popular: sentido das experiências para Jovens do Urucongo. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5930