Linguagens partilhadas e contextualização do ensino: uma análise nos itens de geometria do ENEM

Autores

Palavras-chave:

Geometria, Linguagens Partilhadas, Contextualização, Enem

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar de que forma as questões de geometria no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2018/2019 abordam as linguagens partilhadas e a contextualização do ensino a luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+).  Buscando essa compreensão, para o desenvolvimento desse trabalho, realizou-se uma pesquisa descritiva e analítica documental. Foram elencados 26 itens de geometria plana e espacial, cuja catalogação dos itens foram divididas em dois blocos, sendo um de questões que se apresentam explicitamente de geometria e outro com questões que não se mostravam serem de geometria. Os resultados evidenciam que as questões buscam dos estudantes não só avaliar o conhecimento científico em si, mas a avaliação das competências dos alunos em relação ao entendimento, aplicação, contextualização e método de resolução. Isso corrobora com o que se tem discutido sobre qualidade do ensino de Matemática desenvolvido nas escolas públicas que deve ser vista de uma maneira pontual, necessária e pautada nas politicas educacionais do nosso país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Gabriel Macedo Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) campus Piripiri.

Joselma Ferreira Lima e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Professora de Disciplinas Pedagógicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) campus Piripiri.

Referências

ALCÂNTARA, A. C.; SOUSA, I. da S.; DE LIMA, J. F. L. Geometria no ENEM 2009-2013: a relação com as abordagens no ensino médio. Revista Temas em Educação, v. 24, n. 2, p. 45–64, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/21221. Acesso em: 15 jul. 2021.

BORTOLI, M. DE F. Análise de erros em matemática: um estudo com alunos de ensino superior. 2011. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática) – Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio Parte III: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. PCN+ Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FIGUEIREDO, António Dias. A Pedagogia dos contextos de Aprendizagem. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.03, p. 809 – 836 jul./set.2016 e-ISSN: 1809-3876 Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum Acesso em: 15 jul. 2021.

SOUZA, L. J. de. Jogos como recurso pedagógico: EJA e suas capilaridades. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6175. Acesso em: 29 jul. 2021.

Publicado

2021-08-02

Como Citar

Rodrigues, J. G. M. ., & Silva, J. F. L. e . (2021). Linguagens partilhadas e contextualização do ensino: uma análise nos itens de geometria do ENEM. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6356