Softwares educativos no ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências da Natureza, Tecnologias da Informação e Comunicação, Softwares educativos

Resumo

Estudo objetivou investigar pesquisas desenvolvidas com o uso de softwares educativos no ensino de Ciências. Trata-se de revisão integrativa, com vistas a responder à questão: como tem se dado o uso de softwares educativos no escopo do ensino de Ciências da Natureza? Foi realizada a busca da produção científica, entre os anos 2000 a 2020, nas bases de dados SciELO e Portal CAPES, empregando as palavras chaves: Ensino de ciências e Softwares. Após a leitura analítica das obras, emergiram duas categorias: Uso do software GeoGebra como estratégia metodológica para o ensino da matemática e Softwares educacionais como instrumento de inovação para práticas pedagógicas em Ciência Química e a importância do professor. O estudo evidenciou implicações positivas em relação ao uso de softwares educativos como GeoGebra, Kahoot, Marvinsketch e RPG maker, podendo cooperar para o desenvolvimento da aprendizagem de alunos da Escola Básica e favorecer o desenvolvimento profissional do futuro professor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Hirley Rodrigues Magalhães, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Sinara Mota Neves de Almeida, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Referências

AULER, Décio.; DELIZOICOV, Demétrio. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 5; n. 2, p. 337-355, 2006. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen5/ART8_Vol5_N2.pdf Acesso em: 10 dez. 2020.

COSTA, Carlos Helaidio Chaves da; FILHO, Francisco Ferreira Dantas; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. MARVINSKETCH E KAHOOT como ferramentas no ensino de isomeria. HOLOS, Ano 33, V. 01, p. 31-43, 2017. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4733 Acesso em: 11 jul. 2021.

FEITOZA, Weddington Galindo et al. GEOGEBRA: recurso visual e cinestésico no ensino de funções. HOLOS, Ano 36, v.5, e9911, p. 1-23, 2020. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9911 Acesso em: 11 jul. 2021.

FIALHO, Neusa Nogueira; MATOS, Elizete Lúcia Moreira. A arte de envolver o aluno na aprendizagem de ciências utilizando softwares educacionais. Educar em Revista, Curitiba, n. especial 2, p. 121-136, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/7NxtsVYfbtpkLwrg7wkW5qH/?format=pdf&lang=pt Acesso em 11 jul. 2021.

GONÇALVES, Bruna Maria Vieira; LIMA, Francisco José de. Aprendizagem Docente e Desenvolvimento de Estratégias Metodológicas no Contexto do PIBID: reflexões sobre o GeoGebra como recurso para o ensino de funções. Bolema, Rio Claro (SP), v. 34, n. 68, p. 1056-1076, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/PgJX3sfYdvTYdsHgZmtYVjh/abstract/?lang=pt Acesso em: 11 jul 2021.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência – O futuro do pensamento na Era da Informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 2004.

LION, Carina. Nuevas maneras de pensar tiempos, espacios y sujetos. In: LITWIN, Edith. (Orga.). Tecnologías educativas en tiempos de internet. Buenos Aires, AG: Amorrortu, 2005. p. 181-212.

MARQUES, Mario Osório. A escola no computador: linguagens rearticuladas, educação outra. Ijuí, RS: Unijuí, 1999.

MORAN, José Manoel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manoel.; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 11-65.

PAULA, Ticiane Vieira et al. Proposta educativa utilizando o jogo RPG maker: estratégia de conscientização e de aprendizagem da química ambiental. HOLOS, Ano 31, V. 8., p. 98-112, 2015. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1844/1314. Acesso em: 11 jul. 2021.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico¬crítica: primeiras aproximações. 9 ed., Campinas, Autores Associados, 2005.

SOLETIC, Angeles. Tecnología, globalización e identidad cultural: los usos de la web en el diseño de proyectos. In: LITWIN, Edith. (Orga.). Tecnologías educativas en tiempos de internet. Buenos Aires, AG: Amorrortu, 2005. p. 155-179.

SOUZA, Marcela Tavares.; SILVA, Michelly Dias.; CARVALHO, Rachel. Revisão Integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, pt. 1, p. 102-106, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/ZQTBkVJZqcWrTT34cXLjtBx/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 10 jul. 2021.

ZAMPIERI, Maria Teresa; JAVARONI, Sueli Liberatti. A Constituição de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem em Ações de Formação Continuada: abordagem experimental com GeoGebra. Bolema, Rio Claro (SP), v. 32, n. 61, p. 375-397, ago. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/Nwsr5mCkgHXV43WKDn49Rmt/abstract/?lang=pt Acesso em: 11 jul. 2021.

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Magalhães, A. H. R. ., & Almeida, S. M. N. de . (2021). Softwares educativos no ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6658

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)