Educação Integral no Plano Distrital de Educação: desafios da implementação

Autores

Palavras-chave:

Legislação, Meta 6, Estratégias

Resumo

A Educação Integral se insere no campo das políticas públicas sociais e suas ações estão respaldadas pelo Plano Nacional de Educação. Assim, este trabalho aborda a Educação Integral no Distrito Federal (DF), a partir do Plano Distrital de Educação (2015-2024). O objetivo da pesquisa foi analisar os principais desafios na implementação da Meta 06, que propõe ampliar a oferta da educação em tempo integral. Pela necessidade de fomentar a discussão sobre a efetivação de políticas públicas destinadas à Educação Integral apresentamos como o Plano Distrital de Educação aborda as estratégias fixadas para o cumprimento da meta. O estudo, realizado por meio de pesquisa documental-bibliográfica, está ancorado nos marcos legais da educação nacional e nos relatórios produzidos pelos órgãos responsáveis. Os resultados indicam um desafio em cumprir as estratégias estabelecidas, pois, apesar da maioria delas estarem em ‘andamento’, uma não foi iniciada e outra foi paralisada e, nenhuma foi efetivamente ‘concluída’.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda Carneiro de Castro Calácia, Universidade de Brasília (UnB)

Estudante de licenciatura em Matemática na Universidade de Brasília; Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Universidade de Brasília; Professora/Monitora na área de Matemática na Instituição Kumon.

Referências

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de

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Publicado

2021-07-27

Como Citar

Calácia, M. E. C. de C. . (2021). Educação Integral no Plano Distrital de Educação: desafios da implementação. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–2. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6595