A eficácia da aprendizagem: da teoria à prática na vida dos estudantes de Ensino Médio em Viçosa do Ceará
Palavras-chave:
Teoria, Prática, Contextualização, Eficácia da aprendizagemResumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a eficácia da aprendizagem da teoria à prática na vida dos estudantes do Ensino Médio, em Viçosa do Ceará. A metodologia foi qualiquantitativa com uso de questionários com perguntas abertas para professores e alunos de uma Escola de Ensino Médio no município de Viçosa do Ceará - CE. Para fundamentar a pesquisa e ter elementos necessários para análise dos dados coletados, fez-se um estudo bibliográfico com destaque para as Diretrizes Nacionais Curriculares e as teorias da educação abordadas por vários autores. Ressalta-se que a forma de contextualização do conteúdo curricular durante as aulas favorece à compreensão e, consequentemente, à aprendizagem que reflete para além dos muros escolares.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio. Bases Legais. Brasília: MEC, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 de 20/12/1996, versão publicada pela Subsecretaria de Informações do Senado Federal.
DOURADO, José Aparecido Lima. Reflexões sobre a avaliação do aprendizado escolar: práticas necessárias e urgentes. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 3, n. 3, 2007. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/538. Acesso em: 9 ago. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. 23ª reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola. Uma Construção Possível. 27ª Edição. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. Campinas – SP: Papirus Editora, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Elizabeth Maria Silveira Gomes, Lídia Azevedo de Menezes Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.