A eficácia da aprendizagem: da teoria à prática na vida dos estudantes de Ensino Médio em Viçosa do Ceará

Autores

Palavras-chave:

Teoria, Prática, Contextualização, Eficácia da aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a eficácia da aprendizagem da teoria à prática na vida dos estudantes do Ensino Médio, em Viçosa do Ceará. A metodologia foi qualiquantitativa com uso de questionários com perguntas abertas para professores e alunos de uma Escola de Ensino Médio no município de Viçosa do Ceará - CE. Para fundamentar a pesquisa e ter elementos necessários para análise dos dados coletados, fez-se um estudo bibliográfico com destaque para as Diretrizes Nacionais Curriculares e as teorias da educação abordadas por vários autores. Ressalta-se que a forma de contextualização do conteúdo curricular durante as aulas favorece à compreensão e, consequentemente, à aprendizagem que reflete para além dos muros escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Maria Silveira Gomes, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Mestra em Ciências da Educação pela Universidad San Lorenzo-PY. Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Educacional (GEPGE). Pedagogia (UVA).

Lídia Azevedo de Menezes Rodrigues, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta I do Curso de Pedagogia (UVA). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Educacional (GEPGE/UVA).

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio. Bases Legais. Brasília: MEC, 2005.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 de 20/12/1996, versão publicada pela Subsecretaria de Informações do Senado Federal.

DOURADO, José Aparecido Lima. Reflexões sobre a avaliação do aprendizado escolar: práticas necessárias e urgentes. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 3, n. 3, 2007. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/538. Acesso em: 9 ago. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. 23ª reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola. Uma Construção Possível. 27ª Edição. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. Campinas – SP: Papirus Editora, 2010.

Publicado

2021-08-13

Como Citar

Gomes, E. M. S., & Rodrigues, L. A. de M. . (2021). A eficácia da aprendizagem: da teoria à prática na vida dos estudantes de Ensino Médio em Viçosa do Ceará. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6604

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)