A eficácia da aprendizagem: da teoria à prática na vida dos estudantes de Ensino Médio em Viçosa do Ceará
Palavras-chave:
Teoria, Prática, Contextualização, Eficácia da aprendizagemResumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a eficácia da aprendizagem da teoria à prática na vida dos estudantes do Ensino Médio, em Viçosa do Ceará. A metodologia foi qualiquantitativa com uso de questionários com perguntas abertas para professores e alunos de uma Escola de Ensino Médio no município de Viçosa do Ceará - CE. Para fundamentar a pesquisa e ter elementos necessários para análise dos dados coletados, fez-se um estudo bibliográfico com destaque para as Diretrizes Nacionais Curriculares e as teorias da educação abordadas por vários autores. Ressalta-se que a forma de contextualização do conteúdo curricular durante as aulas favorece à compreensão e, consequentemente, à aprendizagem que reflete para além dos muros escolares.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio. Bases Legais. Brasília: MEC, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 de 20/12/1996, versão publicada pela Subsecretaria de Informações do Senado Federal.
DOURADO, José Aparecido Lima. Reflexões sobre a avaliação do aprendizado escolar: práticas necessárias e urgentes. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 3, n. 3, 2007. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/538. Acesso em: 9 ago. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. 23ª reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola. Uma Construção Possível. 27ª Edição. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. Campinas – SP: Papirus Editora, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Elizabeth Maria Silveira Gomes, Lídia Azevedo de Menezes Rodrigues
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.